Considerando que o IBMP - Índice Biológico Máximo Permiti...

Considerando que o IBMP - Índice Biológico Máximo Permitido é o valor máximo do indicador biológico para o qual se supõe que a maioria das pessoas ocupacio-nalmente expostas, não corre risco de danos à saúde, e que a ultrapassagem desse valor significa exposição excessiva, NÃO é correto afirmar:
  • A. Para as operações com CADMIO, como exemplo nas atividades ocupacionais que envolvem trabalho em execução de revestimentos metálicos (galvaniza-ção): indicador biológico - dosagem urinaria de Cadmio / metodologia de Es-pectrofotometria de Absorção Atômica o IBMP é de 50ug/g creatinina.
  • B. Para as operações com Etil-Benzeno, como exemplo nas atividades ocupaci-onais em instalações petroquímicas: indicador biológico - dosagem urinária de Ácido Mandélico / método Cromatografia Líquida de Alto Desempenho o IBMP é de 1000 mg/g creatinina.
  • C. Para as operações com CROMO, como exemplo nas atividades ocupacionais na fabricação de cimento: indicador biológico - dosagem urinaria de Cromo / metodologia de Espectrofotometria de Absorção Atômica o IBMP é de 30ug /g creatinina
  • D. Para as operações com FLÚOR, como exemplo nas atividades ocupacionais na fabricação de ladrilhos, telhas, cerâmica, cimento, vidro, esmalte, fibra de vidro: indicador biológico - dosagem urinaria de Fluoreto / método Eletrodo Íon Seletivo o IBMP é de 3 mg/g creatinina no início da jornada e 10 mg/g creati-nina no final da jornada.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O início da colonização do Brasil foi marcado por uma espécie de parceria entre o Estado português e a iniciativa privada que se expressa na criação das capitanias hereditárias, quando o litoral da colônia, incluindo o território do Espírito Santo, foi repartido em grandes lotes e entregues a particulares. Latifúndio, escravidão e monocultura exportadora foram aspectos essenciais desse modelo de exploração colonial.

Ao ficar independente, em 1822, o Brasil não rompeu radicalmente com essa estrutura herdada da colônia. Assim, o café veio substituir, em importância econômica, a cana-de-açúcar, mas o poder permanecia em mãos de uns poucos. A escravidão somente foi abolida em 1888, às vésperas do golpe republicano. Até o advento da Revolução de 1930, o país pouco se modernizara e a exclusão política, social e econômica continuava a ser a regra. Um Brasil diferente começa a surgir na Era Vargas (1930-1945): introduzia-se a indústria de base, a vida urbana começa a expandir-se e conquistas sociais — como a legislação trabalhista — são obtidas.

A partir das informações acima e considerando aspectos significativos da história do Brasil, julgue os itens subsequentes.

A Revolução de 1930 pôs fim à República Velha e é considerada marco decisivo para o processo de modernização do país.

Resolva a questão aqui ›


Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca da competência no processo penal, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Mário seqüestrou uma empresária na Comarca de Luziânia – GO e deslocou-se com a vítima para Brasília – DF, local onde continuou privando-a de sua liberdade de locomoção. Nessa situação, a competência para o julgamento do crime firmar-se-á pela prevenção.

Resolva a questão aqui ›