Um indivíduo de quarenta e cinco anos de idade que traba...

Um indivíduo de quarenta e cinco anos de idade que trabalha, há quinze anos, em ambiente com poeiras minerais compareceu ao ambulatório da empresa da qual é empregado, apresentando tosse seca, dor torácica de baixa intensidade e dispneia moderada aos esforços físicos. O médico do trabalho da empresa suspeitou de pneumoconiose e solicitou exames complementares para estabelecer o diagnóstico etiológico.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Caso se confirme o diagnóstico de silicose, deverá ser investigada a associação com tuberculose, muito comum nesses casos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca da criação de carreiras e da organização de cargos efetivos das autarquias especiais denominadas agências reguladoras, julgue os itens subsequentes.

Aos membros da carreira de procurador federal é permitido ocupar cargo comissionado técnico.

Resolva a questão aqui ›


Com relação à norma NBR ISO/IEC 27005:2008, que fornece diretrizes para o processo de gestão de riscos de segurança da informação nas organizações, julgue os itens subsecutivos. Como o processo de gestão de riscos de segurança da informação contribui para a identificação de riscos, para a análise de riscos e para o estabelecimento da ordem prioritária para tratamento de riscos, ele deve ser aplicado à organização como um todo, e não apenas a uma área específica.

Resolva a questão aqui ›


As rochas sedimentares carbonáticas perfazem de 25% a 35% das seções estratigráficas. Com relação à formação dos sistemas deposicionais carbonáticos, qual dos processos descritos abaixo corresponde à formação das rochas carbonáticas?

Resolva a questão aqui ›