M. J. A., de 58 anos de idade, do sexo feminino, chega a ...

M. J. A., de 58 anos de idade, do sexo feminino, chega a um ambulatório de neurologia com relato de aproximadamente seis anos com tremor nas mãos, que, segundo a paciente, evoluíram lentamente nesse período e atualmente causam interferência em atividades do dia a dia. Refere que o tremor é pior ao movimento, principalmente em atividades como beber e comer, razão pela qual ela tem que usar as duas mãos para realizar essas ações. Ao exame neurológico, foi constatado tremor de ação e postural bilateral sem outras alterações. Foi feito um diagnóstico inicial de tremor essencial para a paciente.

Com base nesse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos relacionados a essa patologia, julgue os itens a seguir.

A ingesta de álcool está relacionada à melhora sintomática do tremor.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação à aplicação dos conceitos básicos de microeconomia, julgue os itens subsequentes.

Sabendo-se que, atualmente, os transportes aquaviários no Brasil contam com cerca de 231 empresas registradas na ANTAQ, é correto afirmar que tal mercado não pode ser considerado oligopolista.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os próximos itens, relativos à violência na infância. O protocolo Spikes é ferramenta benéfica para a abordagem do médico com os familiares, em situações de comunicação de más notícias.

Resolva a questão aqui ›


Segundo CARRETEIRO (2011), a juventude que ingressa no campo profissional se encontra, atualmente, em face de um quadro bastante diversificado de exigências.

Configuram-se exigências atuais da inserção e reinserção no mundo do trabalho, destacadas pela autora, EXCETO:

Resolva a questão aqui ›