Uma mulher com 23 anos de idade foi trazida ao prontosoco...

Uma mulher com 23 anos de idade foi trazida ao prontosocorro, queixando-se de que há poucas horas surgiram-lhe palpitações taquicárdicas que se seguiram de dispnéia intensa, súbita e progressiva, associada a tosse, que inicialmente era seca e depois passou a ter expectoração espumosa de cor branca e intensa sensação de sufocamento. Tinha diagnóstico prévio de estenose mitral pura em seu prontuário. O exame clínico do momento mostrou paciente ansiosa, sonolenta, sentada na beira do leito — não conseguia assumir decúbito horizontal —, taquidispnéica — freqüência respiratória de 40 irpm — e cianótica. O exame respiratório evidenciou batimentos das asas do nariz, tiragem intercostal, estertores pulmonares (até ápices) em ambos hemitóraces, com roncos e sibilos de permeio. A ausculta cardíaca foi prejudicada pelos ruídos pulmonares. Os pulsos estavam taquicárdicos, filiformes e com ritmo irregular. O ritmo cardíaco dessa paciente é apresentado na tira de eletrocardiograma mostrada abaixo, registrada na derivação D2, com velocidade do papel de 25 mm/s e calibração de 1 cm (1 mV).

Considerando o caso clínico hipotético acima, julgue os itens que se seguem.

A emergência clínica descrita é característica de edema agudo de pulmão, situação que decorre de grave disfunção sistólica do ventrículo esquerdo.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com base no processo histórico de formação social, política e econômica do Brasil, julgue os itens a seguir. A estrutura da sociedade colonial brasileira teve sua base dominante nos meios urbanos.

Resolva a questão aqui ›


Conforme estabelecido no Estatuto do Idoso, com relação à profissionalização e ao trabalho assinale a única alternativa INCORRETA

Resolva a questão aqui ›


Questão de Conhecimentos Técnicos de um determinado CARGO/ÁREA

No preparo dos ovos, é recomendado o seguinte:

Resolva a questão aqui ›