Mulher de 51 anos de idade, solteira, HIV positivo, sem ...

Mulher de 51 anos de idade, solteira, HIV positivo, sem tratamento, foi admitida no hospital em estado de mal convulsivo. A paciente era previamente hígida, exceto por herpes-zóster ocorrido há dois anos. Há seis meses, estava em investigação de doença neurológica que iniciou como disfasia súbita, com lenta progressão para monoparesia (membro superior direito), hemiparesia e hemiplegia à direita. Houve perda ponderal de 10 kg no período. Ressonância nuclear magnética (RNM) de crânio, realizada cinco meses antes da internação, mostrou hipersinal na substância branca do hemisfério cerebral esquerdo. Na admissão hospitalar, encontrava-se em mau estado geral, gemente, afásica e hemiplégica à direita. Apresentava hiper-reflexia à direita, com sinal de Babinski nesse lado. Reflexos oculares normais. Após o controle das crises, manteve-se clinicamente estável, afebril, orientada no tempo e no espaço, com disfasia de expressão. Nova RNM mostrou, em relação ao exame anterior, aumento na extensão das áreas de hipersinal, comprometendo a substância branca nos lobos frontal e parietal esquerdos, sem impregnação anômala do gadolínio. Observaram-se lesões envolvendo o tálamo à esquerda e a substância branca frontoparietal direita (áreas de gliose e (ou) desmielinização). Foi solicitado CD 4 de 34/mm³ e carga viral de 217 mil cópias/mL.

Com base nesse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.

Zidovudina (AZT) parece ter um efeito antiviral sobre o vírus JC.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Paciente feminina, 32 anos, professora de história, procura atendimento psiquiátrico por apresentar medo de assinar seu nome diante de um fiscal ao realizar concursos públicos, afirmando: “Eu morro de medo só de pensar que ele pode pegar minha identidade e dizer que a assinatura não confere na frente de todos! Só de pensar que todo mundo vai me olhar com cara de reprovação... Eu fico tão nervosa que suo muito, minhas mãos tremem, a boca seca, tenho falta de ar e meu intestino desarranja de tal forma que eu nem consigo sair de casa para ir fazer a prova. Daí acabo perdendo todas as chances de ingressar no serviço público. Isso atrapalha tanto a minha vida!” O diagnóstico mais provável é de

Resolva a questão aqui ›


A utilização de uma unidade leitora/gravadora de CD, em microcomputador, possibilita

Resolva a questão aqui ›


Acerca de alimentação positiva nas máquinas de malharia circular, julgue os itens subsecutivos.

O número de voltas no acumulador da alimentação positiva deve ser o mesmo, para que o sistema funcione corretamente e entregue sempre a mesma quantidade de fio na zona de tricotagem.

Resolva a questão aqui ›