No que se refere à psicopatologia dos transtornos mentais...

No que se refere à psicopatologia dos transtornos mentais, julgue os itens que se seguem. Nos casos de histeria dissociativa, pode haver pseudocrises convulsivas, mas não alterações da consciência.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um homem com quarenta e oito anos de idade, portador de hepatite B crônica sem tratamento, realizou uma ultrassonografia abdominal após sua primeira consulta com o hepatologista. Nesse exame, foi identificado um único nódulo no segmento IV hepático medindo 3 cm de diâmetro. Tinha contornos bem definidos, era homogêneo e hipoecogênico. Além disso, o fígado tinha aspecto cirrótico. Foi solicitada uma tomografia computadorizada de abdome com contraste venoso para complementar a investigação.

Com relação a esse caso clínico e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.

A proteína X do vírus da hepatite B (HBx) parece exercer papel importante na hepatocarcinogênese em portadores de hepatite B crônica.

Resolva a questão aqui ›


A disputa presidencial de 1960 foi marcada por jingles como, por exemplo, os relacionados abaixo:

"Lott

De leste a oeste

 De sul a norte

 Na terra brasileira

 É uma bandeira

o marechal Teixeira Lott"

 

 "Jânio

 Varre, varre, varre, varre, vassourinha

 Varre, varre a bandalheira

 Que o povo já está cansado

De sofrer desta maneira

Jânio Quadros esperança deste povo abandonado.

 

"Jango ...

e o meu Rio Grande vai jangar

 É Jango, é Jango, é o Jango Goulart

Pra vice-presidente nossa gente vai jangar

 É Jango, é Jango, é o Jango Goulart"

 Sobre esse processo eleitoral, pode-se afirmar que:

 I - A dobradinha PSD-PTB lançou o marechal Teixeira Lott para presidente e, para vice, João Goulart.

 II - João Goulart foi lançado candidato à vicepresidente pela UDN.

 III - Jânio Quadros saiu candidato pelo PTN, que estabeleceu diversas alianças, inclusive com a UDN.

 IV - As campanhas eram feitas em separado porque o voto era desvinculado - votava-se no presidente e no vice separadamente.

 Estão corretos os itens:

Resolva a questão aqui ›


Texto para as questões de 39 a 42

Uma paciente, de trinta e dois anos de idade, com diagnóstico de hepatite crônica foi atendida pelo SAMU em sua residência com relato de falta de ar progressiva havia quatro dias, desconforto torácico ventilatório-dependente e sonolência havia doze horas. O exame físico, na admissão, mostrou pressão arterial de 65 mmHg × 45 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm e frequência respiratória de 30 irpm. Durante a realização desse exame, a paciente tornou-se arresponsiva, sem respiração espontânea e sem pulso arterial. Como naquele momento inicial nem o desfibrilador/monitor cardíaco e nem o material de intubação orotraqueal estavam disponíveis (encontravam-se na ambulância), o médico assistente iniciou os procedimentos de suporte básico de vida.

Considerando essa fase básica da RCP e que haja dois socorristas habilitados para os procedimentos de compressão torácica e ventilação. Nessa situação, assinale a opção que indica a correta relação que deve ser mantida entre as compressões torácicas e as ventilações, respectivamente.

Resolva a questão aqui ›