Homem de 57 anos de idade, com histórico de alcoolismo c...

Homem de 57 anos de idade, com histórico de alcoolismo crônico, chegou ao pronto-socorro levado por familiares que relataram um quadro caracterizado por confusão mental, hipersonolência, ataxia e nistagmo, iniciado há uma semana.

Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

O quadro clínico é compatível com a encefalopatia de Korsakoff.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma paciente primigesta, com 34 semanas de gestação, começou a apresentar prurido generalizado no corpo, sem outras queixas. O pré-natal havia se passado sem intercorrências até então. Ao exame, não se evidenciaram lesões na pele nem icterícia. Percebeu-se também ausência de edema periférico. A paciente apresentava pressão arterial de 100 mmHg x 60 mmHg, altura uterina de 30 cm, ausculta cardíaca fetal de 140 bpm e movimentações fetais presentes. Foram solicitados os exames laboratoriais de transaminases, de gamaglutamiltransferase e de fosfatase alcalina, cujas taxas estavam levemente aumentadas.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A icterícia não é manifestação característica da colestase hepática e, quando presente, descarta esse diagnóstico.

Resolva a questão aqui ›


É correto afirmar que o protozoário causador da malária terçã benigna é

Resolva a questão aqui ›


A atividade de auditoria executada exclusivamente por servidores em exercício nos órgãos centrais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal é denominada

Resolva a questão aqui ›