A prefeitura de uma cidade do interior do Nordeste brasi...

A prefeitura de uma cidade do interior do Nordeste brasileiro encomendou um jingle para a propaganda de sua tradicional festa de forró, em que serão apresentados trios pé-de-serra e quadrilhas de danças típicas. Entre as especificações, o responsável solicitou que a música do jingle fosse bem simples e que tivesse um fácil apelo popular a partir de ritmos, melodias e harmonias já familiares à população, para que fosse rapidamente assimilada pelos ouvintes.

Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item no que se refere à composição musical.

Para alcançar o objetivo proposto, compôs-se um baião, utilizando a escala cromática diminuta, muito associada à música nordestina, e a seguinte progressão harmônica: I – IIm – II – VIIº – II – IIIm – IVm – Vº – I.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que concerne à legibilidade na comunicação impressa, julgue os próximos itens. O espaçamento entre palavras é ajustável e tem por objetivo separar as palavras umas das outras com clareza, estabelecendo ritmo e proporção, mas sem deixar que elas percam o relacionamento visual entre si.

Resolva a questão aqui ›


Quando uma rua é inaugurada, ela pode ser considerada um bem público. Com o trânsito em determinados horários, no entanto, ela deixa de ser um bem público, porque

Resolva a questão aqui ›


Considere os seguintes trechos de texto:

Julgue os itens subseqüentes, com relação às idéias e à temática dos fragmentos de texto acima.

O termo estética liga-se originariamente ao sentido de percepção intelectual e sensação física. Só posteriormente evolui para o sentido de filosofia da arte.

Resolva a questão aqui ›