No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade ...
Ao criticar a “educação bancária” cujo principal resultado é a alienação e a passividade, Freire (1987, p. 39) propõe uma educação problematizadora levando os educandos a
4
compreenderem o mundo a partir da realidade que vivenciam, pois defende a participação dos sujeitos de forma consciente, na construção de sua própria história. Deste modo Freire (1987, p. 39) salienta que a educação vai além de treinar os alunos para as competências e habilidades. Os educandos promovem uma renovação e inovação da sociedade, portanto é essencial, uma abordagem pedagógica que proporcione ao estudante uma compreensão crítica sobre as influências mútuas da ciência, tecnologia e sociedade, diante do desenvolvimento tecnológico. A abordagem CTS vem ao encontro da proposta freireana, na medida em que visa à alfabetização científica e tecnológica proporcionando subsídios e estratégias que contribuem para a formação de cidadãos melhor informados e atuantes nas transformações da sociedade.
http://www.esocite.org.br/eventos/tecsoc2011/cd-anais/arquivos/pdfs/artigos/gt005-aabordagemcts.pdf
Navegue em mais questões