Ao publicar a obra A humanização das relações assistencia...

Ao publicar a obra A humanização das relações assistenciais: a formação do profissional da saúde, Maria Cezira Fantini Nogueira Martins menciona que o profissional, “[...] além das ações e procedimentos técnicos ligados à sua área específica, estabelece sempre, com as pessoas que atende, relações interpessoais. Seu trabalho depende, portanto, da qualidade técnica e da qualidade interacional. [...] também torna necessário o estudo de vários temas teóricos e a reflexão sobre o desenvolvimento de atitudes.” (2004). Nesse sentido, a Abordagem Centrada na Pessoa, proposta por Carl Rogers, propõe relações interpessoais autônomas e humanizadas, a partir do desenvolvimento de atitudes facilitadoras. No que diz respeito a essas atitudes, analise as assertivas.

I - Congruência: quanto mais puder remover as barreiras profissionais, maior a probabilidade de que o cliente cresça construtivamente. Quando o Psicólogo está completa e precisamente consciente do que está vivenciando na relação, então, ele é plenamente congruente.

II - Compreensão Empática: captar o mundo particular do outro como se fosse o seu próprio mundo. Quando este mundo do cliente é claro ao profissional de psicologia, é possível compreender bem os sentimentos do cliente.

III - Consideração Positiva Incondicional: o Psicólogo sente calorosa preocupação por seu cliente, que não exige qualquer gratificação pessoal. Implica aceitar o outro como pessoa independente, permitindo-lhe experimentar os seus próprios sentimentos.

IV - Tendência Atualizante: não é necessário que o profissional motive o cliente, pois a motivação vem da própria pessoa. A mudança deriva de um movimento autorrealizador do próprio organismo para percorrer os diferentes canais de desenvolvimento.

Estão corretas as assertivas

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