Para Arminda Aberastury, do ponto de vista teórico, no pr...

Para Arminda Aberastury, do ponto de vista teórico, no processo de psicodiagnóstico, a “fantasia de doença e cura” da criança
  • A. costuma aparecer na primeira sessão de jogo e está estreitamente relacionada ao motivo latente da consulta.
  • B. estabelece-se ao longo do processo diagnóstico, à medida que se esclarecem, para a criança, os reais motivos de seus sintomas.
  • C. é definida no primeiro encontro com o psicólogo (fantasia de doença) e conscientizada na entrevista devolutiva (fantasia de cura).
  • D. se constituirá a partir da comunicação verbal entre a criança e o psicólogo, por meio da qual a possibilidade de cura poderá ser vislumbrada.
  • E. só aparecerá em um processo psicoterapêutico de longa duração, devendo ser desconsiderada no contexto do psicodiagnóstico.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

         Um paciente do sexo masculino, hipertenso, com história de cefaléia, confusão mental, ataxia e afasia, deu entrada na emergência de um hospital há cerca de uma semana. A avaliação médica revelou aneurisma cerebral.

A respeito desse quadro clínico, julgue os seguintes itens.

Cirurgias de fossa posterior associam-se a risco de embolia aérea, cujo método diagnóstico mais sensível é a ecocardiografia transesofágica.

Resolva a questão aqui ›


Com referência aos fatos narrados no texto acima, julgue os seguintes itens.

Na situação descrita, o motorista do ônibus, ao transitar com seu veículo pela contramão de direção, cometeu infração de trânsito grave, passível de punição com multa.

Resolva a questão aqui ›


Acerca das estratégias e instrumentos do trabalho profissional do assistente social, julgue os itens que se seguem.

Diferentemente da ação comunitária como processo social espontâneo, a ação comunitária como processo técnicometodológico consiste em prática de ajuda mútua e cooperação que se articula e se opera a partir da comunidade.

Resolva a questão aqui ›