A adolescência é reconhecidamente um período de relações...

A adolescência é reconhecidamente um período de relações conturbadas, rebeldia e comportamentos considerados desviantes. Não obstante, a etiologia dessas características está relacionada não apenas ao desenvolvimento biológico do corpo, mas também a novas construções psíquicas e sociais na história do sujeito. Considerando a bibliografia indicada, em específico a obra de Aberastury e Knobel, é correto afirmar que o papel do psicólogo ao trabalhar com adolescentes deve ser, prioritariamente:
  • A. zelar por sua proteção contra más influências sociais, unindo forças com a família do adolescente para que ele não se perca do caminho familiar.
  • B. proporcionar ao adolescente condições de construir uma identidade adulta, podendo o jovem elaborar, na medida do possível, os lutos pelo corpo infantil, por sua identidade e por seus pais infantis.
  • C. possibilitar que o adolescente possa encontrar um caminho ótimo dentro de um ambiente que favoreça a aceitação de uma força superior, a qual o auxilie em seu caminhar na vida adulta.
  • D. comportar-se como um segundo pai/mãe, exercendo a função parental de cobrança de regras e normas adequadas ao bom convívio da sociedade.
  • E. orientar o jovem a escolher um posicionamento dentro das questões da sexualidade e identidade de gênero.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Atualidades e Conhecimentos Gerais

Tendo o texto ao lado como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, além dos vários aspectos da realidade mundial do tempo presente, julgue os itens que se seguem.

Considerada um flagelo mundial em termos de saúde pública, a AIDS é uma doença sexualmente transmissível.

Resolva a questão aqui ›


A teoria que defende que as mensagens dos meios de comunicação atingem cada elemento do público da mesma forma, independente de suas características sociais, psicológicas ou culturais, é conhecida como

Resolva a questão aqui ›


Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

O sinal indicativo de crase em “à economia” (l.3) justifica-se pela regência de “planeja” (l.2) e pela presença de artigo definido feminino.

Resolva a questão aqui ›