Os estudos com grupos e/ou processos grupais tiveram iníc...

Os estudos com grupos e/ou processos grupais tiveram início nas primeiras três décadas do século XX sob a decisiva influência de Kurt Lewin, que influenciou significativamente o estudo das relações humanas no trabalho. A respeito da influência de Kurt Lewin na compreensão dos grupos no contexto organizacional, assinale a afirmativa correta.
  • A. Propôs, por meio da avalição do clima grupal das influências de lideranças sobre a atmosfera de um grupo, que um clima democrático, autoritário ou laissez-faire não dependia da vocação do grupo e do estabelecimento de lideranças que os viabilizasse.
  • B. Por meio do aperfeiçoamento de pesquisas psicossociológicas, cunhou a expressão dinâmica de grupo, designando o campo dominado pelas investigações em torno das estruturas de liderança, coesão, produtividade, cooperação, conflito e comunicação.
  • C. Propôs, através de programas de desenvolvimento e treinamento de pessoas, que o clima grupal propicia uma dinâmica suficiente para os objetivos e compromissos organizacionais junto às lideranças, independente das estruturas e características que estas possuem.
  • D. Por meio do desenvolvimento de pesquisas psicossociais empregou a expressão dinâmica de grupo, cuja finalidade é acompanhar a maioria por gostos, preferências, afinidades, senso moral e de justiça coletivamente orientados, com vistas a estabelecer mudanças e assegurar a constância e a originalidade do grupo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Legislação Especial Federal

Uma concessionária de serviço público, em virtude de sua completa inadequação na prestação do serviço, não consegue executar o contrato.

Nesse caso, segundo a Lei n. 8.987/95, poderá ser declarada, a critério do poder concedente, a extinção do contrato por

Resolva a questão aqui ›


Em 2004, o jornal Accident Analysis and Prevention publicou um estudo acerca da associação entre a localização do assento dos ocupantes dos carros e o risco de morte e de ferimentos sérios em casos de acidentes de trânsito, cujos dados, com adaptações, são apresentados abaixo. No período considerado pelo estudo, 40% do total de usuários de carros usava os assentos da parte traseira dos veículos e o restante usava os assentos da parte dianteira. Por meio de seleção aleatória, o estudo observou usuários dessa população, considerando como fator de estratificação a localização do assento utilizado. A tabela abaixo apresenta a distribuição das idades dos usuários em cada um dos estratos. Ela também apresenta o número observado de usuários em cada estrato e os números de casos observados de mortos e de gravemente feridos.

De acordo com as informações acima, julgue os itens que se seguem.

Na população estudada, o risco de morte entre os usuários de carros é de 0,32%.

Resolva a questão aqui ›


Para atender à legislação de controle da poluição sonora do Município de Mesquita:

Resolva a questão aqui ›