Em relação aos Programas de Preparação para a Aposentado...

Em relação aos Programas de Preparação para a Aposentadoria, é correto afirmar que
  • A. o Programa de Preparação para a Aposentadoria pode facilitar o bem-estar dos futuros aposentados, pois sobrevaloriza os aspectos positivos e camufla qualquer possível reflexão sobre os aspectos negativos da transição do trabalho ao nãotrabalho.
  • B. é a oportunidade para a Psicologia trabalhar o desenvolvimento do controle social, do eugenismo e atuar consonante às políticas do biopoder, propondo o modelo da Melhor Idade como referência para a velhice. O bem-estar dos aposentados representa, sem dúvida, um saldo positivo para toda a sociedade, pois elimina possibilidades de doença e, por sua vez, acaba se revertendo em economia para os serviços de saúde, quer públicos, quer privados.
  • C. é a oportunidade para o trabalhador, em processo de aposentadoria, receber informações e para a adoção de práticas e estilos de vida que promovam a saúde. É também o momento para (re)construir o projeto de vida a curto, médio e longo prazos, priorizando os seus interesses e as atitudes que precisa tomar para realizar seus projetos pessoais e familiares.
  • D. a Política Nacional do Idoso, através da Lei nº 8.080/1998, propõe a criação e a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado, com antecedência mínima de cinco anos antes do afastamento. Já o Estatuto do Idoso, por meio da Lei nº 10.741/2012, estimula programas dessa natureza, ressaltando que devem ser realizados, preferencialmente, com antecedência mínima de três anos, com o intuito de estimular o pré-aposentado a realizar novos projetos sociais conforme seus interesses, esclarecendo também seus direitos sociais.
  • E. os Programas de Preparação para a Aposentadoria devem ter cunho terapêutico para favorecerem a elaboração da finitude da vida e possibilitar que os pré-aposentados compreendam como viver isentos de identidade no pós-rompimento ao trabalho e resignarem-se frente à impossibilidade futura de gozar de qualidade de vida na velhice.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A água potável deve estar em conformidade com o padrão de aceitação de consumo expresso pela legislação em vigor. Em relação às afirmativas abaixo, qual(is) está(ão) de acordo com as recomendações contidas na Portaria Nº. 518/2004 do Ministério da Saúde?

1. O pH da água deve ser mantido na faixa de 6,0 a 9,5 no sistema de distribuição,

2. O teor máximo de cloro residual livre deve ser de 2,0 mg/L, em qualquer ponto do sistema de abastecimento.

3. As análises para cianotoxinas devem incluir a determinação de cilindrospermopsina e saxitoxinas (STX), observando, respectivamente, os valores limites de 15,0 μg/L e 3,0 μg/L de equivalentes STX/L.

Resolva a questão aqui ›


A representação do número binário 11111102, em decimal, é

Resolva a questão aqui ›