Prova: Concurso Tribunal Regional do Trabalho / 1ª Região (TRT 1ª) - Analista Judiciário Área Apoio Especializado - Especialidade: Psicologia - Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) do ano 2018
•
Tribunal Regional do Trabalho / 1ª Região (TRT 1ª)
Em relação aos Programas de Preparação para a Aposentado...
Em relação aos Programas de Preparação para a Aposentadoria, é correto afirmar que
A
o Programa de Preparação para a Aposentadoria pode facilitar o bem-estar dos futuros aposentados, pois sobrevaloriza os aspectos positivos e camufla qualquer possível reflexão sobre os aspectos negativos da transição do trabalho ao nãotrabalho.
B
é a oportunidade para a Psicologia trabalhar o desenvolvimento do controle social, do eugenismo e atuar consonante às políticas do biopoder, propondo o modelo da Melhor Idade como referência para a velhice. O bem-estar dos aposentados representa, sem dúvida, um saldo positivo para toda a sociedade, pois elimina possibilidades de doença e, por sua vez, acaba se revertendo em economia para os serviços de saúde, quer públicos, quer privados.
C
é a oportunidade para o trabalhador, em processo de aposentadoria, receber informações e para a adoção de práticas e estilos de vida que promovam a saúde. É também o momento para (re)construir o projeto de vida a curto, médio e longo prazos, priorizando os seus interesses e as atitudes que precisa tomar para realizar seus projetos pessoais e familiares.
D
a Política Nacional do Idoso, através da Lei nº 8.080/1998, propõe a criação e a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado, com antecedência mínima de cinco anos antes do afastamento. Já o Estatuto do Idoso, por meio da Lei nº 10.741/2012, estimula programas dessa natureza, ressaltando que devem ser realizados, preferencialmente, com antecedência mínima de três anos, com o intuito de estimular o pré-aposentado a realizar novos projetos sociais conforme seus interesses, esclarecendo também seus direitos sociais.
E
os Programas de Preparação para a Aposentadoria devem ter cunho terapêutico para favorecerem a elaboração da finitude da vida e possibilitar que os pré-aposentados compreendam como viver isentos de identidade no pós-rompimento ao trabalho e resignarem-se frente à impossibilidade futura de gozar de qualidade de vida na velhice.
Responder
Carregando comentários...