As entidades públicas crescem de forma pouco articulada ...

As entidades públicas crescem de forma pouco articulada e planejada. Isso contribui como um fator impeditivo da modernização do Estado e da melhoria da prestação de seus serviços, porém acredita-se que a solução é o investimento no capital humano do setor público através de uma política de valorização de pessoal para que os funcionários consigam atender às demandas da sociedade. Para isso, o treinamento é essencial na promoção de benefícios como: aperfeiçoamento do desempenho funcional, aumento da produtividade e aprimoramento das relações interpessoais, garantindo que as atividades-fim da Administração Pública sejam executadas adequadamente. Em relação às atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoal, é correto afirmar que
  • A. o aumento no índice de absenteísmo; mudanças nos processos de trabalho, por meio da modernização dos equipamentos e adoção de novas tecnologias; baixa produtividade; morosidade; desperdício de material; número excessivo de reclamações; falta de interesse do profissional e mau atendimento não podem ser considerados indicadores de treinamento, pois são estatísticas muito voláteis.
  • B. atividades de treinamento e desenvolvimento nas instituições públicas são investimentos inócuos, visto que o concurso público já seleciona os melhores candidatos (em termos de aptidões teóricas e técnicas), o que garantiria a eficácia organizacional.
  • C. o planejamento e a execução das atividades de treinamento e desenvolvimento podem ser realizados em etapas como: 1) diagnóstico; 2) desenho; 3) implementação; e 4) avaliação.
  • D. as atividades de treinamento, por serem focadas no cargo específico do trabalhador, não têm potencial para acarretar resultados como: uma melhor estruturação e organização dos serviços públicos; redução no desperdício de materiais; criação de novos padrões de fornecimento de serviços; bom atendimento ao público; maior segurança na execução do trabalho; oportunidade de crescimento funcional do servidor e criação de uma imagem positiva da organização pública.
  • E. movimentos como o da Contrarreforma Administrativa de Pessoal (Decreto nº 5.707 de 28 de fevereiro de 2006) apregoam o repúdio a atividades de treinamento e desenvolvimento no setor público, visto que estas seriam fomentadoras da Nova Gestão Paradoxal e romperiam com as estruturas burocráticas, elementares ao desempenho eficiente das instituições públicas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Sobre os serviços que podem ser oferecidos por uma assessoria de imprensa, é correto afirmar:

Resolva a questão aqui ›


A avaliação psicológica é uma prática comum em concursos públicos e processos seletivos de natureza pública e privada, consistindo em um processo sistemático de levantamento e síntese de informações, com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o desempenho das atividades e a profissiografia do cargo. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir à luz da Resolução CFP n.º 2/2016. A publicação do resultado da avaliação psicológica será feita por meio de relação nominal, na qual constarão os candidatos aptos e os inaptos, sendo facultado ao candidato, e somente a este, conhecer os resultados da avaliação por meio de entrevista devolutiva.

Resolva a questão aqui ›


Noel contratou os serviços de assistência técnica de uma oficina mecânica para fazer a manutenção de rotina de seu automóvel. Liberado o carro pela oficina, Noel viajou com a família. O carro apresentou diversos problemas que obrigaram Noel a procurar um mecânico durante a viagem, vindo a constatar que a oficina havia empregado peças e componentes de reposição usados que comprometeram o desempenho e a segurança do carro.

Nos termos da Lei n.º 8.078/1990, considerando essa situação, é correto afirmar que

Resolva a questão aqui ›