Questão
Q677163
Prova: Concurso Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) - Professor Área Química - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2018
•
Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL)
Considere que, para determinar a concentração de uma sol...
Considere que, para determinar a concentração de uma solução de H2S, um químico tenha misturado uma alíquota de 20,0 mL dessa solução com 20,0 mL de uma solução-padrão de NaOH (aq) 0,430 mol/L. Após a reação de neutralização, ele determinou o excesso de NaOH na solução resultante por meio da titulação dessa solução com 20,0 mL de uma solução-padrão de HCR 0,100 mol/L, usando fenolftaleína como indicador.
Considerando essas informações e que a viragem do indicador fenolftaleína ocorra na faixa de pH entre 8,2 e 9,8, julgue os itens que se seguem.
Se, para atingir o ponto de equivalência da titulação descrita, tiverem sido gastos 16,0 mL da solução que contenha o excesso de NaOH, então infere-se que a concentração da solução de H2S é igual a 9,00 × 10-2 mol/L.Comentários
Faça login para participar da discussão.
Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...