Considere um processo de galvanoplastia, no qual há a red...

Considere um processo de galvanoplastia, no qual há a redução de um sal de níquel (II) a níquel metálico, por meio da passagem de uma corrente elétrica de 20 ampère, por 965 segundos. Nessas condições, a massa, em gramas, de níquel metálico depositado nesse processo eletrolítico é igual a m. Assinale a alternativa que apresenta o valor de m.
  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Língua Portuguesa

Assinale a alternativa em que se apresentam, respectivamente, os sentidos dos termos destacados em “Mesmo a quem não tem fé” e “Que a fé não costuma faiá”, acompanhados de seus equivalentes entre parênteses.

Resolva a questão aqui ›


Uma paciente de sessenta e quatro anos de idade, com cirrose hepática descompensada, chegou ao serviço de emergência de um hospital com hematêmese de início súbito e redução do sensório. Apresentava pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, frequência cardíaca de 98 bpm e saturação arterial de oxigênio de 85% em ar ambiente. Após intubação e reposição volêmica, a paciente foi encaminhada à endoscopia, exame que revelou múltiplas varicosidades na junção gastroesofágica. Após inúmeras tentativas de cessar o sangramento, instalou-se um tubo de Sengstaken-Blakemore. Os exames laboratoriais foram compatíveis com uma baixa de hemoglobina e albumina, plaquetopenia e elevada razão normalizada internacional (INR). Foi indicada a realização de derivação (anastomose) portossistêmica intra-hepática transjugular (TIPS).

A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

A causa principal do sangramento da paciente é a existência de varizes esofágicas que se formaram em decorrência da pressão elevada nas veias que drenam para o sistema portal.

Resolva a questão aqui ›


A respeito das contribuições previdenciárias, julgue os itens abaixo.

Um servidor ocupante de cargo em comissão no estado do Paraná, oriundo da administração pública da União, onde é segurado do regime próprio dos servidores públicos federais, terá sua contribuição destinada ao regime de origem.

Resolva a questão aqui ›