Em análises quantitativas, por meio do conhecimento da co...

Em análises quantitativas, por meio do conhecimento da concentração de uma das espécies, pode-se determinar a concentração e, por conseguinte, a massa de outra espécie. Um exemplo, é o uso do nitrato de prata (AgNO3) nos ensaios de determinação do teor de íons cloreto, em análises de água mineral. Nesse processo ocorre uma reação entre os íons prata e os íons cloreto, com consequente precipitação de cloreto de prata (AgCl) e de outras espécies que podem ser quantificadas.

Analogamente, sais que contêm íons cloreto, como o cloreto de sódio (NaCl), podem ser usados na determinação quantitativa de íons prata em soluções de AgNO3 , conforme descreve a equação:

Para reagir estequiometricamente, precipitando na forma de AgCl, todos os íons prata presentes em 20,0 mL de solução 0,1 mol·L-1 de AgNO3 (completamente dissociado), a massa necessária de cloreto de sódio será de:

Dados:

Massas atômicas: Na = 23 u; Cl = 35,5 u; Ag = 108 u; N = 14 u; O = 16 u.

  • A. 0,062 g.
  • B. 0,117 g.
  • C. 0,258 g.
  • D. 0,567 g.
  • E. 0,644 g.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em sua forma de organização, o Ministério da Saúde conta com núcleos em cada estado da Federação. Julgue os próximos itens, relativos aos propósitos dessa forma de organização.

É uma forma de favorecer a hieraquia, gerando muitos empregos nos estados.

Resolva a questão aqui ›


Com relação aos switches de camada 3, julgue os seguintes itens.

Em switches de camada 3, são utilizadas informações relativas a VLANs no processo de decisão de encaminhamento.

Resolva a questão aqui ›


__________________ corresponde ao desenvolvimento de um expediente, incluindo diversos tipos de documentos, que contém informações, pareceres e despachos e tramita até o cumprimento do ato administrativo que gerou a sua criação, formando um conjunto materialmente indivisível.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Resolva a questão aqui ›