Na vistoria realizada em um laboratório, cujo funcionamen...

Na vistoria realizada em um laboratório, cujo funcionamento normal foi mantido, observaram-se as situações descritas a seguir.

I Um técnico estava trabalhando com dimetilmercúrio, em uma capela de exaustão, usando luvas de látex descartáveis. Ao lado da capela, encontravam-se, fixos à parede por correntes de aço, cilindros pressurizados de acetileno e oxigênio. Ao ser questionado a respeito da toxicidade do mercúrio, o técnico informou que desconhecia, porém sabia onde estavam guardadas as fichas que continham informações de segurança sobre essa substância, para que se tivesse acesso fácil, caso necessário.

 II Ao se observar mais detalhes da estrutura física do laboratório, notou-se a presença de frascos de ácido clorídrico, azida sódica, nitrato de amônio e ácido nítrico acondicionados em uma prateleira aberta, fixa, de ferro, aproximadamente à altura dos olhos, localizada ao lado dos cilindros mencionados anteriormente. Em um armário fechado, encontravam-se acetona, metanol e hexano. O chuveiro de emergência e o lava-olhos estavam localizados próximos aos banheiros, a cerca de 30 m das áreas de risco de exposição a compostos perigosos. Os extintores, todos identificados como de classe A, localizavam-se em corredores e o acesso a eles era livre de obstruções.

 III Em relação aos hábitos das pessoas que trabalhavam no laboratório, foram observadas as seguintes características: alguns indivíduos usavam lentes de contato e colocavam óculos de proteção antes de estar na presença de vapores tóxicos; os membros do laboratório, de forma geral, usavam sempre luvas de látex, mesmo para atender ao telefone ou abrir portas.

Considerando as informações acima, julgue os itens que se seguem.

Em relação à situação II, o armazenamento de frascos de azida sódica junto a frascos de nitrato de amônio é incorreto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Verificou-se alta mortalidade de búfalos em determinada propriedade rural. Os animais apresentavam dificuldade de locomoção, caracterizada por andar cambaleante e duro, que afetava principalmente os membros posteriores, evoluindo para os membros anteriores, cabeça e pescoço. Apresentavam também bradicardia e respiração dispnéica, dificultosa, diafragmática (abdominal). Essa mortalidade foi associada ao hábito dos animais de se banharem em poças de águas estagnadas. O diagnóstico para esse caso foi de botulismo.

Com base nas informações apresentadas na situação hipotética acima, julgue os itens seguintes.

O Clostridium botulinum produz, no máximo, cinco tipos de neurotoxinas antigenicamente diferentes entre si: A, B, C, D e Z.

Resolva a questão aqui ›


O correto estadiamento dos tumores pulmonares é fundamental para a tomada de decisão do cirurgião torácico oncológico. Julgue os itens a seguir, a respeito da classificação TNM do câncer do pulmão.

Massas pulmonares podem ser classificadas como T1, T2, T3 ou T4.

Resolva a questão aqui ›


No que se refere aos regimes financeiros, julgue os itens subsecutivos. Em um ambiente econômico sem inflação, não haverá problemas no equilíbrio de um plano de benefícios em regime de repartição simples se a relação entre inativos e ativos for constante, visto que o gasto com pagamento de benefícios em cada período deve ser financiado com as receitas do mesmo período.

Resolva a questão aqui ›