Na vistoria realizada em um laboratório, cujo funcionamen...

Na vistoria realizada em um laboratório, cujo funcionamento normal foi mantido, observaram-se as situações descritas a seguir.

I Um técnico estava trabalhando com dimetilmercúrio, em uma capela de exaustão, usando luvas de látex descartáveis. Ao lado da capela, encontravam-se, fixos à parede por correntes de aço, cilindros pressurizados de acetileno e oxigênio. Ao ser questionado a respeito da toxicidade do mercúrio, o técnico informou que desconhecia, porém sabia onde estavam guardadas as fichas que continham informações de segurança sobre essa substância, para que se tivesse acesso fácil, caso necessário.

 II Ao se observar mais detalhes da estrutura física do laboratório, notou-se a presença de frascos de ácido clorídrico, azida sódica, nitrato de amônio e ácido nítrico acondicionados em uma prateleira aberta, fixa, de ferro, aproximadamente à altura dos olhos, localizada ao lado dos cilindros mencionados anteriormente. Em um armário fechado, encontravam-se acetona, metanol e hexano. O chuveiro de emergência e o lava-olhos estavam localizados próximos aos banheiros, a cerca de 30 m das áreas de risco de exposição a compostos perigosos. Os extintores, todos identificados como de classe A, localizavam-se em corredores e o acesso a eles era livre de obstruções.

 III Em relação aos hábitos das pessoas que trabalhavam no laboratório, foram observadas as seguintes características: alguns indivíduos usavam lentes de contato e colocavam óculos de proteção antes de estar na presença de vapores tóxicos; os membros do laboratório, de forma geral, usavam sempre luvas de látex, mesmo para atender ao telefone ou abrir portas.

Considerando as informações acima, julgue os itens que se seguem.

O posicionamento dos cilindros de gases descrito na situação I está correto, pois os cilindros de acetileno e de oxigênio devem ficar próximos entre si e próximos da capela de exaustão

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Na suspeita de trauma renal a avaliação radiológica deve ser realizada nos seguinte pacientes:

Resolva a questão aqui ›


A utilização de ponto morto (banguela), com o veículo em movimento por longos percursos, é desaconselhável, pois pode ocorrer

Resolva a questão aqui ›


Acima, mostra-se três arranjos de barra de subestação. Acerca desses arranjos, julgue os itens a seguir.

Um aspecto comum desses arranjos é que, caso ocorram defeitos em uma das barras do arranjo, é impossível preservar os circuitos das barras sem defeitos.

Resolva a questão aqui ›