O serviço social brasileiro, por meio das entidades e órg...

O serviço social brasileiro, por meio das entidades e órgãos responsáveis pelo processo de formação e da fiscalização profissional, estabelece diretrizes nacionais comprometidas com valores éticos e opções teóricas, metodológicas e políticas que configuram o denominado projeto ético político profissional. Este “projeto”, na prática, estabelece de forma hegemônica as linhas gerais que balizam a atuação dos assistentes sociais em todo o território nacional. Os elementos característicos do projeto ético-político do serviço social são os seguintes:
  • A. a opção por uma agenda de lutas que valoriza as minorias sociais; a defesa intransigente da liberdade; o investimento na qualificação profissional; o combate intransigente às práticas assistencialistas e focalistas.
  • B. defesa intransigente dos direitos humanos; defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política; posicionamento a favor da equidade e da justiça social; compromisso com a qualidade dos serviços.
  • C. a explicitação de princípios e valores éticos e políticos; a matriz teórico-metodológica em que se ancora; a crítica radical à ordem social vigente; o posicionamento político que aliança a categoria às lutas dos setores mais progressistas.
  • D. exercício do serviço social sem ser discriminado nem discriminar; compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população; defesa intransigente da liberdade; opção por um projeto profissional comprometido com outra ordem societária.
  • E. a matriz teórico-metodológica em que se ancora; os valores do pluralismo político e teórico como diretriz; empenho na eliminação de toda forma de preconceito; articulação com outras categorias profissionais na luta geral dos trabalhadores.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

 

 

Em uma atividade usando o geoplano isométrico, um aluno construiu o polígono de 6 lados ilustrado na figura acima. Considerando que os triângulos T da malha sejam eqüiláteros e congruentes, a soma, em graus, dos ângulos internos do polígono é igual a

Resolva a questão aqui ›


A sensibilidade à radiação ionizante pode ser influenciada por fatores intrínsecos e extrínsecos à célula tumoral. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O uso de amifostina durante a radioterapia pode diminuir o risco de mucosite, esofagite, xerostomia, disfagia, pneumonite aguda e cistite. Reduz, contudo, a eficácia do tratamento em termos de taxa de resposta clínica.

Resolva a questão aqui ›


Quanto ao crime de denunciação caluniosa, pode-se afirmar:

I. Não configura delito a solicitação à polícia que investigue determinado crime, fornecendo-lhe elementos de que dispõe, inclusive quanto à autoria.

II. A conduta típica é provocar, dar causa à ação da autoridade policial pela comunicação de ocorrência de crime ou de contravenção que não se verificou.

III. O tipo penal apresenta causa de aumento de pena caso a denunciação caluniosa seja praticada contra funcionário público.

Quanto às afirmações, está correto o contido apenas em

Resolva a questão aqui ›