No que se refere à questão dos fundamentos históricos e ...

No que se refere à questão dos fundamentos históricos e teóricos e metodológicos do Serviço Social brasileiro, é correto afirmar:
  • A. A matriz fenomenológica contribuiu para que os Assistentes Sociais reduzam a perspectiva teórica ao âmbito do verificável, de experimentação e da fragmentação da apreensão da realidade social.
  • B. O Serviço Social teve na matriz positivista a primeira base teórico‐metodológica necessária à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização dos procedimentos interventivos.
  • C. A perspectiva sistêmica contribuiu para a profissão de Serviço Social no que se refere à elaboração de estratégias e aparatos técnico- -operativos, os quais tinham como objetivo a busca da sofisticação das analises e a elaboração dos diagnósticos e planejamento.
  • D. A matriz funcionalista teve como base a metodologia dialógica, a qual contribuiu para o aprimoramento da visão de pessoa que auxiliou o Serviço Social a compreender o sujeito em sua condição singular diante do coletivo.
  • E. A vertente modernizadora contribuiu para os profissionais de Serviço Social à tomada de consciência de sua inserção na sociedade de classes, aproximando de primeira mão com o Marxismo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

The author points to a discontinuity in the history of financial bookkeeping from the end of the 15th century to the 18th century.

Resolva a questão aqui ›


Um dos principais atributos do fato jornalístico é a sua possibilidade de gerar repercussão. De acordo com esse conceito, é possível afirmar que o fato jornalístico

Resolva a questão aqui ›