Carina está entrevistando Francisco, um usuário que infor...

Carina está entrevistando Francisco, um usuário que informa que seu filho é portador do HIV. À medida que a entrevista evolui, Carina percebe que Francisco está com dificuldade para explicitar alguma coisa. Ela decide, então, fazer uso de uma técnica de entrevista por meio da qual o entrevistador procura investigar áreas da vida do entrevistado que requerem um exame mais acurado, pois podem se referir a questões de foro íntimo, mas necessárias para esclarecer a situação apresentada. Carina utiliza a técnica de:
  • A. acolhimento;
  • B. questionamento;
  • C. clarificação;
  • D. reflexão;
  • E. exploração.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta com relação à Psicossomática:

I. Psicossomática é, ao mesmo tempo, filosofia porque define um conceito de ser humano, e ciência, que tem como objeto os mecanismos de interação entre as dimensões mental e corporal da pessoa.

II. Psicossomática estuda como o fato corporal está integrado no fato relacional ambiental. Esta integração biopsicossocial é o objeto da ciência psicossomática.

III. A psicossomática não vêm substituir ou ser uma alternativa à abordagem clínica clássica. Pelo contrário, trata-se de somar conhecimentos que ampliem as possibilidades de investigação e a probabilidade de sucesso da intervenção profissional em relação à pessoa doente.

IV. IV O saber da psicossomática existe exclusivamente para ampliar e fortalecer os recursos diagnósticos e terapêuticos da medicina baseada em evidências, e nunca para substituí-los.

Estão corretas as alternativas:

Resolva a questão aqui ›


O fordismo é um conjunto de princípios aplicados à organização do trabalho da indústria automobilística, no início do século XX. Com relação ao fordismo, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Trata-se de uma forma de produzir e conceber o trabalho que se estendeu também para outras dimensões da vida.

( ) A organização fordista é típica da produção em massa.

( ) A esteira rolante foi uma das inovações do fordismo em relação ao taylorismo.

( ) Equipes semiautônomas e autogerenciáveis são comuns nos sistemas fordistas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Resolva a questão aqui ›


Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A cultura de uma organização engloba tanto aspectos visíveis, como uniformes, símbolos e slogans, quanto valores profundos, relacionados aos entendimentos compartilhados pelos membros dessa organização.

Resolva a questão aqui ›