Um paciente com sessenta anos de idade, ao ser atendido...

#Questão 665527 - Medicina, Clínica Geral, CESPE / CEBRASPE, 2017, HUB, Médico Residente Especialista

Um paciente com sessenta anos de idade, ao ser atendido em pronto-socorro, informou que, havia dois dias, apresentava dispneia aos mínimos esforços e tosse com expectoração clara. Ao ser indagado, afirmou fumar em torno de vinte maços de cigarro ao ano e fazer uso irregular da medicação anti-hipertensiva que lhe havia sido prescrita. Negou ter tido febre, sudorese, calafrios e perda de peso.

No exame físico, apresentou cianose, com pressão arterial de 160 mmHg × 100 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm, frequência respiratória de 30 irpm, oximetria com saturação de oxigênio em 86% e ritmo cardíaco regular, em três tempos, com a presença de terceira bulha. A ausculta respiratória indicou crepitações expiratórias em ambas as regiões infraescapulares. O resultado da radiografia de tórax revelou cardiomegalia com cefalização da trama vasobrônquica, bem como o do eletrocardiograma identificou taquicardia sinusal e sobrecarga de câmaras esquerdas. O BNP medido foi de 1200 (normal = menor que 100 pg/mL).

Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens seguintes.

O uso irregular de medicação para o controle da pressão arterial justifica o achado eletrocardiográfico de sobrecarga de câmaras esquerdas.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis