Juan Luis Mascaró, no livro Loteamentos urbanos, define...

Arquitetura - Geral - Banca não informada - 2017 - UFSB/BA - Arquiteto e Urbanista

Juan Luis Mascaró, no livro Loteamentos urbanos, define que o traçado urbano deve começar pelas avenidas, ruas e passeios para pedestres, que definirão o tipo de malha urbana a ser implantada. O resultado será sempre único, pois depende de elementos singulares ao lugar, como a topografia, os tipos de usuários e as razões pelas quais as vias são usadas. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os traçados ortogonais serão mais econômicos, pois as glebas resultantes serão mais regulares, o que proporciona seu melhor aproveitamento e ocupação.

( ) Nos traçados não ortogonais, os cruzamentos, por serem atípicos, terão maior superfície a ser pavimentada.

( ) A solução mais eficiente é a combinação dos traçados abertos/fechados, definindo-se as vias de trânsito intenso e as arteriais com traçado aberto e vias secundárias e de trânsito eventual com traçado fechado.

( ) Um dos fatores que mais gera economia nos traçados mistos é o fato de que os transportes têm seus principais custos relacionados às vias principais, que, fechadas, proporcionarão grande economia ao sistema.

Assinale a sequência correta.

  • A. F, F, V, V
  • B. F, V, F, F
  • C. V, V, F, V
  • D. V, F, V, F
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca da fonte chaveada apresentada no circuito da figura 15A2AAA e de seus componentes eletrônicos, julgue os itens a seguir.

Os capacitores A e B são eletrolíticos, ou seja, não dependem de polarização para funcionarem corretamente.

Resolva a questão aqui ›


Em um recinto com 100 m3, a concentração de um poluente no ar é igual a C0. Deseja-se reduzir a concentração desse poluente a um valor igual a C, insuflando 1 m3 de ar puro por minuto no recinto. Em quantos minutos a concentração do poluente no recinto será C = C0/e, onde e é o número neperiano?

Resolva a questão aqui ›


Para o surrealista André Breton, "a beleza tem que ser convulsiva para deixar de sê-lo". Uma arte que se concentrava na visão interna é o que se depreende da afirmativa de Picasso de que a arte "não é o que você vê, mas o que você sabe que está lá". Considerando esses pontos de vista e o cenário cultural do Ocidente nas primeiras décadas do século XX, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Infere-se das citações de Breton e Picasso, acima reproduzidas, que, na visão desses artistas, a arte do século XX deveria ser desafiadoramente realista.

Resolva a questão aqui ›