Prática recorrente dos jornais nacionais de grande circu...

Prática recorrente dos jornais nacionais de grande circulação e prestígio era preservar a capa impressa de anúncios publicitários. A chamada página branca era concebida como exclusivo espaço editorial a fim de evidenciar para os leitores a demarcação entre jornalismo e publicidade. Entretanto, com o passar dos anos, as capas passaram também a ostentar anúncios, sejam do ramo automobilístico, farmacêutico ou imobiliário, dentre outros.

Com relação a esse espaço editorial, é correto inferir que:

  • A. o contrato firmado entre leitores e empresa jornalística é tácito, de modo a permitir o consumo de publicidade travestida de notícia;
  • B. as capas de jornais e revistas atuam tal qual vitrines nas quais os anúncios publicitários, assim como fotografias e ilustrações, melhoraram o design da página;
  • C. o logotipo do jornal, acompanhado do fio-data, nada mais é do que publicidade institucional gratuita;
  • D. é necessário conjugar informação e estética, pois o layout da capa é o elemento que garante o interesse do leitor pela publicação;
  • E. os critérios de seleção e hierarquização do noticiário ficam evidenciados, uma vez que a escolha das manchetes, chamadas e fotos, por exemplo, atendem ditames mercadológicos e ideológicos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

modalidade de licitação é a forma específica de conduzir o procedimento licitatório, a partir de critérios definidos em lei. A modalidade em que o tipo de licitação é o maior lance ou oferta é a(o)

Resolva a questão aqui ›


Tendo como referência a figura acima, que exibe um gráfico contido em um texto em edição no Word, julgue os itens a seguir.

Os dados mostrados no gráfico da figura em questão são suficientes para se inferir que cem processos foram recebidos pelo TRT no 2.° semestre de 2012.

Resolva a questão aqui ›