João e Maria são credores dos devedores solidários And...

João e Maria são credores dos devedores solidários André e Carla. Na data acordada para o pagamento da obrigação, André compareceu com o valor pactuado e o entregou integralmente a Maria. A respeito dessa situação hipotética, julgue as asserções a seguir.

I Como André e Carla são devedores solidários de João e Maria, o fato de André ter pagado a Maria a integralidade da obrigação contraída fez que ele passasse a ser credor de Carla, mas continuasse a ser devedor de João.

II A solidariedade entre os devedores prevê que André pode cobrar de Carla o valor referente à parte dela pago a Maria. No entanto, a solidariedade entre devedores não se estende aos credores, ou seja, como a solidariedade não se presume, André continua sendo devedor de João.

Assinale a opção correta.

  • A. A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
  • B. As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • C. As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • D. A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Para Beatriz Sarlo, “(...) hoje, sem o zapping, ninguém mais assistiria televisão”. Sobre o processo de zapping, caracterizado pela autora, é correto afirmar que:

Resolva a questão aqui ›


Leia as seguintes afirmativas em relação a pacientes que apresentam o hábito de apertamento dental ou ranger os dentes (bruxismo).

I - Uma grande área na mucosa da bochecha, maior que a linha alba, torna-se hiperqueratinizada.

II - Uma lesão esbranquiçada, rugosa e elevada deve ser detectada para que possam ser feitas modificações no plano de tratamento do paciente, levando-se em conta seus hábitos parafuncionais.

III - Mesmo o tecido queratinizado pode sofrer hiperqueranização.

IV - O aumento na quantidade de queratina pode ocorrer em decorrência de traumatismo físico crônico na região.

Estão CORRETAS as afirmativas

Resolva a questão aqui ›


Com relação às características dos elementos que constituem o sistema de radiação de um enlace de comunicações via rádio, julgue os próximos itens.

As antenas impressas são caracterizadas por apresentarem operação em banda larga, baixas perdas e grande eficiência de polarização.

Resolva a questão aqui ›