Tendo em vista que o direito à vida — valor central do...

Tendo em vista que o direito à vida — valor central do ordenamento jurídico — desdobra-se em direito à existência física e direito a uma vida digna, assinale a opção correta.
  • A. O direito à saúde efetiva-se mediante ações distributivas e alocativas relacionadas à promoção, proteção e recuperação da saúde.
  • B. Os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada, que constitui um sistema único, organizado de forma centralizada.
  • C. O STF afastou a possibilidade de o SUS pagar por tratamento diferenciado oferecido a pessoa que comprove necessitar de medida curativa ainda não incorporada ao sistema público, para evitar o chamado efeito multiplicador que o precedente judicial poderia causar.
  • D. Constitui direito dos trabalhadores a assistência dos filhos e dependentes desde o nascimento até cinco anos de idade em creches e pré-escolas mediante pagamento de contraprestação fixada em lei.
  • E. É dever privativo da União desenvolver políticas públicas que visem à redução de doenças e outros agravos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Tendo em vista as relações entre câmbio, moeda e política econômica, julgue os itens a seguir.

I Se a economia adota o regime de câmbio flutuante, uma expansão dos salários nominais aumenta a taxa de juros de equilíbrio.

II No regime de câmbio flutuante, a expansão dos salários nominais não altera o produto de equilíbrio.

III No regime de câmbio fixo, o aumento nos salários nominais reduz o produto de equilíbrio.

IV No regime de câmbio fixo, elevações nos salários nominais reduzem as exportações líquidas.

Assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


A respeito dos usos do verbo “poder” ao longo das falas do atendente, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Quanto à ergonomia em um local de trabalho, onde são realizadas tarefas relacionadas com informática e processamento de dados, julgue os itens a seguintes.

Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, a Norma Regulamentadora n.º 17, do MTE, recomenda, como condição de conforto, uma velocidade do ar não-superior a 0,75 m/s.

Resolva a questão aqui ›