Ao organismo de coordenação da política do Sistema Na...

Ao organismo de coordenação da política do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor cabe
  • A. solicitar à polícia judiciária a instauração de inquérito policial para a apreciação de delito contra os consumidores e os fornecedores.
  • B. determinar ao Ministério Público competente que adote as medidas processuais cabíveis contra infrações aos direitos dos consumidores que violarem os interesses difusos, coletivos, ou individuais dos consumidores.
  • C. prestar aos consumidores orientação permanente sobre seus direitos e garantias, desde que hipossuficientes.
  • D. informar, conscientizar e motivar o consumidor e o fornecedor, por meio dos diferentes meios de comunicação.
  • E. incentivar, inclusive com recursos financeiros e outros programas especiais, a formação de entidades de defesa do consumidor pela população e pelos órgãos públicos estaduais e municipais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando que a equipe responsável por determinado projeto esteja encontrando muitas dificuldades na implementação deste, devido a problemas de relacionamento entre os membros da equipe, julgue os itens a seguir, relativos às medidas que podem ser tomadas para resolver essa situação.

Uma condução adequada do grupo poderá ajudar os participantes a enfrentar as dificuldades pessoais que impedem uma abordagem construtiva nos contatos interpessoais.

Resolva a questão aqui ›


Cliente, gênero feminino, 80 anos de idade, reside em uma casa de repouso e tem cinco filhos, sendo que quatro deles moram a aproximadamente 50 km de distância. Trabalhou durante 20 anos como secretária pessoal de um reitor de uma faculdade pequena. Tinha vários interesses, entre eles leitura e culinária; era participante do teatro local, da igreja e fazia jardinagem nas horas vagas. A partir dos 70 anos de idade, ela sofreu vários acidentes vasculares cerebrais que a deixaram com uma leve espasticidade, cerca de 50% de amplitude de movimento da porção proximal do membro superior esquerdo. Teve perda de cerca de 15% de flexão ativa do joelho direito e espasticidade e fraqueza leve no membro inferior esquerdo. Perdeu 25% do campo visual do lado esquerdo por hemianopsia e também tem disartria e disfagias leves. Ela tem gotejamento de urina em virtude de uma alteração na função vesical e de musculatura esfincteriana fraca. Esteve hospitalizada há um ano por tentativa de suicídio e depressão importante. A cliente e a família decidiram pela internação dela em uma casa de repouso, onde receberia supervisão mais próxima com assistência nos cuidados pessoais.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A hemianopsia é a perda de percepção de metade do campo visual e a disfagia é a dificuldade na produção de fonemas.

Resolva a questão aqui ›


Acerca da cinesioterapia, da fisioterapia neurológica e da geriatria, julgue os próximos itens.

A força máxima que um músculo pode desenvolver está diretamente relacionada à área de secção transversa desse músculo.

Resolva a questão aqui ›