O termo ?fonte do direito? é empregado metaforicamente...

O termo “fonte do direito” é empregado metaforicamente no sentido de origem primária do direito ou fundamento de validade da ordem jurídica. No Direito do Trabalho, o estudo das fontes é de relevada importância, subdividindose em algumas modalidades. Assim sendo, considera-se fonte formal heterônoma do Direito do Trabalho:
  • A. As convenções coletivas de trabalho firmadas entre sindicatos de categorias profissional e econômica.
  • B. Os acordos coletivos de trabalho firmados entre uma determinada empresa e o sindicato da categoria profissional.
  • C. As greves de trabalhadores por reajuste salarial de toda a categoria.
  • D. Os fenômenos sociais, políticos e econômicos que inspiram a formação das normas juslaborais.
  • E. A sentença normativa proferida em dissídio coletivo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens seguintes, quanto à organização das idéias no fragmento B do texto II

Porque o conectivo "Enquanto" (l.6) está empregado com valor alternativo em "Enquanto os poderosos americanos são visíveis, os inimigos são invisíveis" (l.6-8), mantêm-se as relações semânticas na ligação dessas duas orações se elas forem substituídas por Ora os poderosos americanos são visíveis, ora os inimigos são invisíveis.

Resolva a questão aqui ›


Com relação às atribuições dos auxiliares de enfermagem nas atividades de controle da tuberculose na rede básica e no Programa de Saúde da Família propostas pelo Ministério da Saúde (2002) e aos aspectos gerais dessa doença, julgue os itens subseqüentes.

São considerados sintomáticos respiratórios as pessoas maiores de 15 anos que procurem o serviço de saúde por qualquer motivo e que apresentem tosse e expectoração por, no mínimo, uma semana.

Resolva a questão aqui ›


Na avaliação de imóveis urbanos, um aspecto que merece especial atenção diz respeito à determinação do valor do imóvel. Nesse sentido, diversos são os métodos empregados. Acerca desses métodos, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›