Para a execução da Política Estadual de Educação Amb...

Para a execução da Política Estadual de Educação Ambiental no Estado do Maranhão, a Lei no 9.279/2010 estabelece as seguintes competências:
  • A. Compete à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais − SEMA elaborar, reproduzir e distribuir materiais educacionais regionais e contextualizados ao meio ambiente e culturas locais e revisar os materiais didáticos, para que sirvam de referência para a educação ambiental nas diversas etapas e modalidades de ensino da educação básica.
  • B. Compete à Secretaria de Estado de Educação realizar a educação ambiental no processo de licenciamento, assim como no planejamento e execução de obras, nas atividades, nos processos produtivos e outras atividades de gestão ambiental.
  • C. Compete ao Conselho Estadual de Educação e ao Conselho Estadual de Meio Ambiente desenvolver pesquisas e extensões sobre metodologias voltadas ao aprimoramento da abordagem da Educação Ambiental, bem como sobre práticas e tecnologias sustentáveis.
  • D. Compete às Instituições educativas da rede pública e privada financiar e participar da negociação do financiamento de programas, planos e projetos de Educação Ambiental.
  • E. Compete Compete às Instituições educativas da rede pública e privada financiar e participar da negociação do financiamento de programas, planos e projetos de Educação Ambiental.
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Questões extras

Considere que, após a avaliação de uma organização acerca dos processos relativos à qualidade, constatou-se o seguinte:

I o processo gerência de portfólio de projetos é executado e gerenciado.

II o objetivo estratégico da organização é atingir o nível E de maturidade, conforme o MPS.BR (ago/2012).

III o processo gerenciamento de requisitos está no nível 3 de capacidade, conforme o CMMI-DEV 1.3.

IV o processo garantia da qualidade é executado segundo a norma ISO/IEC 12.207:1998.

V é necessário validar a completude de definição de requisitos dos softwares.

Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.

A aferição do processo descrito em III está errada, pois o processo descrito nesse item pode atingir, no máximo, o nível 2 de capacidade.

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Determinada organização alterou sua estrutura organizacional. Após isso, ficou patente que, em um primeiro nível, havia uma departamentalização que buscava assegurar o poder e o prestígio das principais atividades básicas, buscando obedecer ao princípio da especialização ocupacional. Já no segundo nível buscou-se propiciar condições favoráveis para a inovação e a criatividade, haja vista serem requeridas cooperação e comunicação dos grupos contribuintes dos setores existentes nesse nível, a saber: gerência da divisão têxtil, gerência da divisão farmacêutica, gerência da divisão química. Acerca do modelo de departamentalização descrito na situação acima, julgue os itens a seguir, à luz dos conceitos, dos fundamentos, das escolas e das metodologias de estruturas organizacionais.

O primeiro nível descrito exemplifica uma departamentalização territorial.

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