Antigamente, as pessoas acreditavam que no reino das est...

Física - Gravitação Universal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008 - INPE - Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico

Antigamente, as pessoas acreditavam que no reino das estrelas e dos planetas as leis eram diferentes das leis na Terra. Diziam que a gravidade terrestre só atuava na Terra e a gravidade celeste só atuava no céu, e que as forças que agiam na Terra e no céu não se relacionavam umas com a outras, ou seja, não havia qualquer relação entre um planeta em órbita em torno do Sol e um objeto caindo de uma certa altura aqui na Terra. Newton descobriu que esses dois fenômenos são análogos. Hoje, um grande número de observações pode ser explicado por meio de suas leis.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

Considerando que uma estrela anã branca possua 107 m de raio e 2 × 1030 kg de massa, e que a constante de gravitação universal seja igual a 6,7 × 10-11 NAm2Akg-2, é correto concluir que o campo gravitacional dessa estrela será superior a 1,2 × 106 N/kg.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No embate clássico entre monetaristas e keynesianos a respeito da eficácia das políticas fiscal e monetária para tirar uma economia da depressão, os keynesianos criticam a utilização de políticas monetárias como instrumento de controle da demanda agregada argumentando que

Resolva a questão aqui ›


Em relação ao orçamento público e seus preceitos, julgue os próximos itens. Orçamento é o plano contábil que expressa como as ações de governo serão executadas, por meio da aplicação de recursos (despesas) e suas formas de financiamento (receitas).

Resolva a questão aqui ›


Quanto ao procedimento sumaríssimo na Justiça do Trabalho:

I. Os dissídios individuais cujo valor não exceda a sessenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da reclamação ficam submetidos ao procedimento sumaríssimo.

II. A apreciação da reclamação deverá ocorrer no prazo máximo de quinze dias do seu ajuizamento, podendo constar de pauta especial, se necessário, de acordo com o movimento judiciário da Vara do Trabalho.

III. Nas reclamações enquadradas no procedimento sumaríssimo o pedido deverá ser certo ou determinado e indicará o valor correspondente.

IV. Estão excluídas do procedimento sumaríssimo as demandas em que é parte a Administração Pública direta e indireta.

Resolva a questão aqui ›