Questões sobre Gravitação Universal

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gravitação Universal

#Questão 922116 - Física, Gravitação Universal, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Física

Sobre o Sistema Solar, assinale a afirmativa incorreta.

#Questão 918556 - Física, Gravitação Universal, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Técnico de Laboratório/Física

Assinale a alternativa que indica corretamente, em termos do Raio da Terra (RTerra), a distância do centro da Terra até um ponto onde a aceleração da gravidade é g/8. 

#Questão 922015 - Física, Gravitação Universal, CESPE / CEBRASPE, 2023, PO-AL, Perito Criminal - Especialidade: Física

Em relação ao movimento dos objetos, julgue o item subsequente.


Considere que, em virtude da atração gravitacional, dois asteroides, A e B, de massas equivalentes no espaço interplanetário, atraiam-se e choquem-se, de modo que, se uma pessoa estivesse em A, veria o asteroide B caindo sobre sua cabeça; se estivesse em B, teria a mesma sensação. Nessa situação hipotética, esse efeito ocorre devido à energia potencial gravitacional do asteroide A, supondo-se que ele caia de uma altura h do asteroide B.

#Questão 922101 - Física, Gravitação Universal, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Básica - Física

A Estação Espacial Internacional (ISS) está a cerca de 400 km de altura, e são populares os vídeos que mostram o cotidiano dos astronautas em gravidade zero. O raio da terra é de cerca de 6400 km.
Assinale a alternativa que apresenta a expressão correta para o valor do campo gravitacional terrestre a uma altura igual a da ISS (g’) em relação ao valor da gravidade na superfície do planeta (g). 

#Questão 922090 - Física, Gravitação Universal, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Básica - Física

Considere as afirmações abaixo alteradas a partir do trabalho de Hermano R. de Carvalho e Lucas A. do Nascimento, - “Copérnico e a teoria heliocêntrica: contextualizando os fatos, apresentando as controvérsias e implicações para o ensino das ciências” (RELEA, n.27, p 7, 2019). Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) As grandes esferas de cristal encaixadas e girando uma dentro da outra, que são defendidas por Ptolomeu, não são refutadas por Copérnico. A própria teoria de Copérnico consistia apenas numa versão modificada do sistema ptolomaico transpondo os papéis da Terra e do Sol. ( ) Sob o aspecto da matemática e da quantidade de epiciclos que devem ser usados para explicar os movimentos dos corpos celestes Copérnico não constrói uma teoria tão diferente. Seu trabalho possui cálculos complexos e um número de círculos maior que do Almagesto. ( ) O modelo de Copérnico retira toda a complexidade dos movimentos aparentes de retrogressão e progressão observados para os planetas. Consegue atribuí-los completamente à Terra (de onde são observados os planetas) por conta de seu deslocamento em torno do Sol. Com isso, as irregularidades aparentes no céu ganham um modelo universal, e a autoridade do modelo ptolomaico (da astronomia matemática) é superada pela astronomia física. ( ) As navegações e as tentativas de reforma do calendário eram grandes motivações para se querer estudar os corpos celestes na época de Copérnico.


Considerando o modelo copernicano, suas realizações, contexto histórico, e as diferenças com o modelo ptolomaico-aristotélico, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis