De acordo com a NBR 6.484/2001 (Solo – sondagens de simp...

De acordo com a NBR 6.484/2001 (Solo – sondagens de simples reconhecimento com SPT – método de ensaio), é de fundamental importância a observação do nível do lençol freático durante a execução do ensaio conforme as afirmativas a seguir, EXCETO:
  • A. Nesta oportunidade, interrompe-se a operação de perfuração e passa-se a observar a elevação do nível d’água no furo, efetuando-se leituras a cada 5 minutos, durante 15 minutos no mínimo.
  • B. Após o encerramento da sondagem e a retirada do tubo de revestimento, decorridas no mínimo 6h, e estando o furo não obstruído, deve ser medida a posição do nível d’água, bem como a profundidade até onde o furo permanece aberto.
  • C. Sempre que ocorrer interrupção na execução da sondagem, é obrigatória, tanto no início quanto no final desta interrupção, a medida da posição do nível d’água, bem como da profundidade aberta do furo e da posição do tubo de revestimento.
  • D. Durante a perfuração com o auxílio do trado helicoidal, o operador deve estar atento a qualquer aumento aparente da umidade do solo, indicativo da presença próxima do nível d’água, bem como um indício mais forte, tal como o solo se encontrar molhado em determinado trecho inferior do trado helicoidal, comprovando ter sido atravessado um nível d’água.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No processo do trabalho, os prazos de embargos à execução, recurso de revista e embargos de declaração são respectivamente de:

Resolva a questão aqui ›


Para a estrutura apresentada na figura a seguir, submetida a uma carga vertical uniformemente distribuída de 100 kN/m e uma carga de vento de 50kN/m,pode-seafirmarqueasreaçõesnosapoiosAe B,comseussentidos,valem,respectivamente:

Resolva a questão aqui ›


Questão de Direito Constitucional

Acerca dos direitos sociais, analise as afirmações que são feitas a seguir.

1) É garantido o pagamento de salário, nunca inferior ao mínimo, exceto para os que percebem remuneração variável.

2) O salário é protegido na forma da lei, constituindo crime sua retenção culposa.

3) É proibido o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

4) É garantido o direito de ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.

5) É assegurado à categoria dos trabalhadores domésticos o direito ao seguro-desemprego.

Estão corretas apenas:

Resolva a questão aqui ›