Laura é servidora efetiva investida no quadro permanente...

Laura é servidora efetiva investida no quadro permanente do IBGE. Luiz ingressou no IBGE, por meio de processo seletivo simplificado, para fins de realização de recenseamento, sendo que ambos ingressaram em 2015.

Eles poderão solicitar a concessão de afastamento para realização de mestrado em:

  • A. 2015, a ser destinada apenas para Laura;
  • B. 2017, passível de concessão a ambos;
  • C. 2018, a ser destinada apenas para Laura;
  • D. 2019, passível de concessão a ambos;
  • E. 2021, após o decurso de aquisição de estabilidade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A partir das informações fornecidas no texto acima, julgue os seguintes itens.

Se o microscópio mostrado na figura for do tipo invertido, as imagens observadas serão também invertidas, isto é, as regiões que transmitem mais luz serão vistas como estruturas mais escuras.

Resolva a questão aqui ›


Uma paciente com 55 anos de idade foi submetida a laparotomia exploradora de emergência, devido a quadro de obstrução intestinal secundária à neoplasia de cólon descendente. Essa paciente foi submetida a uma hemicolectomia esquerda e o exame anatomopatológico mostrou as seguintes alterações: adenocarcinoma moderadamente diferenciado em cólon descendente; tamanho da neoplasia: 5 cm; profundidade da invasão: até a camada muscular própria; linfonodos comprometidos: 0/15 linfonodos examinados; ausência de perfuração; margens livres. A paciente foi submetida a tomografia computadorizada de abdome e raio X de tórax, que não evidenciaram sinais de doença em outros órgãos.

Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir.

O fato de a paciente ter evoluído com quadro de abdome agudo obstrutivo piora o prognóstico e, por esse motivo, está indicada a realização de quimioterapia adjuvante.

Resolva a questão aqui ›