Valter é funcionário da empresa que presta serviço de...

Valter é funcionário da empresa que presta serviço de vigilância para uma autarquia municipal. Juliano é servidor público e responsável pela distribuição de senhas de atendimento de determinada repartição pública. Valter, cujas funções são desempenhadas no mesmo local em que é formada a fila para recebimento de senhas, ofereceu-se, em colaboração, para fazer a distribuição, dispensando Juliano para a execução de outras tarefas. Apurou-se, posteriormente, que Valter estava, em verdade, cobrando pelas senhas. Foi instaurado processo administrativo e também inquérito civil. A imputação de ato de improbidade
  • A. pode se dar em face de Valter e Juliano, considerando a comprovação de conduta culposa de ambos e a prática de conduta lesiva ao erário.
  • B. pode se dar em face de Valter e Juliano, considerando a comprovação de conduta culposa de ambos e a prática de conduta lesiva ao erário.
  • C. não pode se dar em face de nenhum dos envolvidos, considerando que não foi preenchido o requisito subjetivo para configuração, que é a conduta dolosa.
  • D. não pode se dar em face de Valter, que só poderia incorrer nas sanções de improbidade se fosse tipificado ato de improbidade em relação a Juliano, o que não procede.
  • E. absorve eventual infração disciplinar que pudesse ser atribuída a Juliano, bem como a responsabilidade civil pessoal de Valter, em razão da gravidade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No projeto das estruturas correntes de madeira devem ser consideradas diversos tipos de ações: carga permanente, impacto vertical, impacto lateral, vento, cargas acidentais verticais, forças longitudinais, força centrífuga, além de outras que possam agir em casos especiais. Com base na NBR 7190, verifique as inferências:

I. A carga permanente é constituída pelo peso próprio da estrutura e pelo peso das partes fixas não estruturais.

II. As cargas acidentais verticais e seus efeitos dinâmicos, representados pelo impacto vertical, impacto lateral, forças longitudinais e força centrífuga, devem ser considerados como componentes de uma mesma ação variável.

III. As cargas acidentais verticais são consideradas como de curta duração.

IV. O impacto lateral em princípio é uma carga de longa duração.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):

Resolva a questão aqui ›


Com base na leitura do texto abaixo, assinale a única alternativa que completa corretamente as questões de 1 a 10.

Em "A USP acaba de divulgar sua intenção de fazer vestibulares seriados; ou seja, o estudante vai enfrentar três provas, uma ao fim de cada ano do ensino médio", o elemento coesivo destacado introduz um

Resolva a questão aqui ›


No que diz respeito aos impactos, princípios e efeitos da regulação, julgue os próximos itens. Dada a importância dos tipos de eficiência em não discriminar agentes econômicos, são utilizados alguns desses tipos principais para avaliar os efeitos alocacionais de projetos públicos. Nesse sentido, a eficiência alocativa representa a busca dos estímulos providos à inovação.

Resolva a questão aqui ›