Atenção: As questões de números 21 e 22, referem-se a...

Atenção: As questões de números 21 e 22, referem-se ao conteúdo de Noções de Direito Administrativo. A realização de licitação visa, precipuamente, ao estabelecimento de condições de competitividade em caráter isonômico, de forma a ser apurada a melhor proposta para a Administração pública. É vedado, assim, o estabelecimento de preferência em relação aos competidores, salvo,
  • A. entre empresas brasileiras e estrangeiras, vez que as primeiras possuem primazia em relação às segundas, como forma de proteger a indústria nacional.
  • B. na preferência de contratação de cooperativas perante sociedades com intuito lucrativo, tendo em vista o caráter social com que atuam e como forma de reduzir a desigualdade econômica entre aqueles atores.
  • C. como critério de desempate, primeiro em favor de bens produzidos no país ou, se não houver, produzidos ou prestados por empresas brasileiras.
  • D. como critério de desempate, em favor de empresa brasileira e para aquela que tenha o maior número de empregados permanentes.
  • E. em favor da empresa que garanta a criação do maior número de empregos no país, desde que a diferença em relação à proposta mais vantajosa seja no máximo de 5%(cinco por cento) e que aceite assumir essas condições para formalização do contrato.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O ornitorrinco (Ornithorynchus anatinus) é um mamífero encontrado em rios da Austrália. Esses animais alimentam-se, principalmente, de pequenos peixes, moluscos, girinos, crustáceos e insetos. São excelentes nadadores e conseguem permanecer submersos por até quarenta segundos.

Analise as seguintes afirmações sobre o ornitorrinco.

I Não possuem placenta.

II Apesar de não possuírem mamilos, alimentam seus filhotes com leite.

III São ovíparos.

IV Apresentam bico córneo e corpo coberto por penas

Assinale a opção que apresenta apenas as afirmações corretas.

Resolva a questão aqui ›


Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

Seria correto colocar sinal de dois-pontos após "Perguntamonos" (•1) e ponto de interrogação após "humana" (•1).

Resolva a questão aqui ›


Acerca dos agentes e dos serviços públicos, julgue os seguintes itens.

O serviço postal, o Correio Aéreo Nacional, os serviços de telecomunicações e de navegação aérea são exemplos de serviços públicos exclusivos do Estado.

Resolva a questão aqui ›