No decorrer do texto, certas ideias essenciais são reite...

No decorrer do texto, certas ideias essenciais são reiteradas. Assim, uma afirmação contida em uma frase pode ser reforçada e ampliada por outra, mais adiante, tal como se verifica em:
  • A. “Os que estão vivos agora têm boa chance de passar dos oitenta.” / “Considerar a vida um vale de lágrimas no qual submergimos de corpo e alma ao deixar a juventude é torná-la experiência medíocre.”
  • B. “Lidar com a inexorabilidade desse processo exige uma habilidade na qual somos inigualáveis: a adaptação.” / “Nossos ancestrais passavam da infância à vida adulta sem estágios intermediários.”
  • C. “A adolescência é um fenômeno moderno.” / “A figura do adolescente que mora com os pais até os trinta anos, sem abrir mão do direito de reclamar da comida à mesa e da camisa mal passada, surgiu nas sociedades industrializadas depois da Segunda Guerra Mundial.”
  • D. “A ideia de envelhecer aflige mulheres e homens modernos muito mais do que afligia nossos antepassados.” / “Nossos ancestrais viveram um mundo devastado por guerras, enfermidades infecciosas, escravidão, dores sem analgesia e a onipresença da mais temível das criaturas.”
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação ao lúpus eritematoso sistêmico juvenil, julgue os itens subsequentes. Os resultados da segurança sobre o uso de estrógenos por pacientes com lúpus eritematoso sistêmico do estudo SELENA (Safety of Exogenous Estrogens in Lupus Erythematosus National Assessment) sugeriram que os contraceptivos orais com doses baixas de estrogênio provavelmente não devem aumentar o risco de coagulação ou reativação da doença nas pacientes com lúpus, sendo, portanto, seguros nas pacientes com o diagnóstico de lúpus em geral.

Resolva a questão aqui ›


Uma jovem de vinte e um anos de idade, foi vítima de violência sexual e buscou imediatamente atendimento em pronto-socorro; contudo, um ano e dois meses após o ocorrido, desenvolveu lesões verrucosas características de condiloma acuminado.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

A infecção desenvolvida pela referida paciente não guarda relação com o episódio de violência ocorrido.

Resolva a questão aqui ›