As alternativas subsequentes são trechos adaptados de R...

As alternativas subsequentes são trechos adaptados de Reinaldo Dias. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. p. 52 e 53. Considerando a prescrição gramatical, a coesão e a coerência textuais nos trechos apresentados, assinale a alternativa correta.
  • A. As interações sociais estabelecem os papéis sociais assumidos pela população, os quais estão associados a padrões de autoridade e responsabilidade e são confirmados pelas instituições da sociedade.
  • B. Existe alguns elementos observáveis que facilitam o conhecimento de determinada cultura. Entre os quais estão as relações entre as pessoas, a vida material, o idioma e suas variações, a visão estética, a religião etc.
  • C. À linguagem como parte da cultura é considerada não apenas no sentido oral, mas se estendendo a totalidade da comunicação simbólica, as quais se incluem a fala, os gestos, as expressões e outras manifestações individuais.
  • D. Conhece-se uma cultura por suas manifestações concretas. Examinando os elementos culturais existentes dentro de um território ocupado por determinada comunidade cultural.
  • E. Os diferentes idiomas do mundo não traduzem-se literalmente entre si – um ideograma japonês ou chinês não encontra total correspondência no alfabeto ocidental, por exemplo, e uma palavra dependendo da região que é falada poderá ter diferentes significados.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere que os seguintes fatos sejam adicionais à situação hipotética descrita no texto 1A2AAA.

Presa preventivamente, Maria teve pedido de liberdade provisória indeferido pelo juiz da comarca, sob o fundamento de que ela havia confessado o delito no interrogatório policial e de que a pena do crime, abstratamente considerada, é superior a quatro anos de reclusão. Cientificado pessoalmente da decisão, o defensor público impetrou habeas corpus no tribunal de justiça.

Nesse caso, o habeas corpus

Resolva a questão aqui ›


Quanto ao conceito de requisitos funcionais, é correto afirmar que são

Resolva a questão aqui ›


A Lei Complementar nacional no 80/94 prevê no inciso X, dos art. 44, 89 e 128, prerrogativa do cargo de defensor público que se costuma denominar “poder de requisição” (“São prerrogativas dos membros da Defensoria Pública (...): (...) X − requisitar de autoridade pública ou de seus agentes exames, certidões, perícias, vistorias, diligências, processos, documentos, informações, esclarecimentos e providências necessárias ao exercício de suas atri buições”). Diante disso, considere as afirmações a seguir.

I. Historicamente, pode-se considerar a prerrogativa de requisição prevista na Lei Orgânica da Defensoria Pública como reflexo da expansão desse poder estatal em tempos de paz.

II. O exercício da prerrogativa de requisição não está sujeito a controle jurisdicional, caso contrário restaria violada a autonomia funcional da Defensoria Pública.

III. O escrevente judicial deve dar cumprimento a requisição de defensor público que exija a certificação de “trânsito em julgado” em autos de processo, pois tal ordem possui os atributos de “imperatividade” e “autoexecutoriedade”.

Está correto o que se afirma APENAS em

Resolva a questão aqui ›