Há uma linha de pensamento predominante que divide em do...

Há uma linha de pensamento predominante que divide em dois tipos o romance brasileiro: os romances de características sociais e regionais e os romances de sondagem psicológica. Esta é uma divisão que aponta para um certo didatismo, mas é precária e redutora. Analise as afirmativas, a respeito das trilhas do romance na literatura brasileira, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) São Bernardo e Fogo Morto são romances didáticos e precários já que oscilam entre a representação da regionalidade e a sondagem psicológica;

( ) As idéias de Lucien Goldmann podem contribuir na discussão, já que este pensandor francês parte da idéia de haver uma tensão entre o escritor e a sociedade.

( ) A mediação entre o psicossocial e o artístico faz-se sempre do mesmo modo, sem permitir ao romancista a liberdade criativa.

( ) Nos romances de tensão crítica, os fatos assumem significação menos ingênua e permitem revelar contradições da sociedade e os prejuízos que causam no sujeito.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis