No que se refere aos aspectos linguísticos do texto, ass...

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta.
  • A. As formas pronominais “lo” (l.2), em “sem fazê-lo”, e “o” (l.3), em “a lei o obriga”, referem-se ao mesmo antecedente.
  • B. As vírgulas empregadas logo após “urna” (l.2) e “anos” (l.27) poderiam ser suprimidas sem prejuízo para a correção gramatical do texto.
  • C. O sinal de dois-pontos empregado imediatamente depois de “facultativo” (l.7) introduz trecho que exprime opinião da autora do texto.
  • D. Os termos “o uso de barcos” (l. 19 e 20) e “o voto obrigatório” (l.25) desempenham a mesma função sintática nas orações em que ocorrem.
  • E. Seria mantido o sentido original do texto caso o trecho “não são obrigados a votar” (l.9) fosse substituído por não se obrigam a votar.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere que uma empresa especializada na modernização (retrofit) de elevadores tenha sido contratada para realizar serviço de modernização nos elevadores de um prédio. Os elevadores, apesar de atenderem às expectativas do cliente são responsáveis por considerável consumo de energia. Tais elevadores são acionados por motores CC, cuja tensão é suprida por gerador CC dimensionado somente para essa finalidade. Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


Numa sessão de cinema compareceram 256 pessoas. Qual das frações abaixo, representa o número de assentos vagos, se o número de assentos nesse cinema é igual a 320?

Resolva a questão aqui ›


A formação de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, está diretamente relacionada ao ciclo:

Resolva a questão aqui ›