Homem de 60 anos, pedreiro, procura o médico dizendo que...

Homem de 60 anos, pedreiro, procura o médico dizendo que sempre teve boa saúde e que não costuma procurar médicos por coisas simples. Há 3 semanas, porém, vem apresentando dor sufocante no peito, principalmente quando vai subir os andaimes, carregando a lata de argamassa. Relata que a dor alivia rapidamente se ele para um pouco “para respirar”. Diz ser hipertenso há 5 anos e afirma que nunca se esquece de tomar o medicamento. Nega etilismo, porém fuma 10 cigarros por dia há mais de 40 anos. Sobre a investigação do sintoma atual e manejo clínico desse paciente, assinale a afirmativa correta.
  • A. O uso de betabloqueadores é contraindicado, pois poderia diminuir o débito cardíaco e prejudicar o paciente em seu trabalho.
  • B. O teste ergométrico é o exame mais indicado para a investigação da dor desse paciente, independente do resultado do eletrocardiograma de repouso.
  • C. No diagnóstico diferencial desse paciente, as hipóteses de angina estável, esofagite, síndrome do pânico, espasmo do esôfago, síndrome de Tietze e transtornos psicossomáticos devem ser considerados.
  • D. Caso o teste de esforço apresente alterações eletrocardiográficas típicas de isquemia e dor induzida pelo esforço, a cintilografia do miocárdio deverá ser realizada em seguida, justificada por possível resultado falso positivo do teste ergométrico.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A figura acima mostra uma tabela-verdade que descreve o comportamento de um circuito lógico. Com base nessa tabela, julgue os itens que se seguem.

A função booleana mínima, na forma soma de produtos, que descreve a tabela é: saída

Resolva a questão aqui ›


Levando em consideração o quarto parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


No que se refere aos procedimentos especiais do CPC, ao mandado de segurança e à Lei da Ação Civil Pública, julgue os itens seguintes. Nas ações possessórias, é lícito ao réu formular em seu favor, na própria contestação, proteção possessória e indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho que alegar ter sofrido em razão da conduta do autor.

Resolva a questão aqui ›