Paciente, sexo masculino, 18 anos, com queixa de zumbido...

Paciente, sexo masculino, 18 anos, com queixa de zumbido bilateral constante e dificuldade de discriminação da fala em ambientes ruidosos há cerca de oito meses. Paciente apresentava exame audiométrico normal há um ano antes da queixa. Em novo exame audiométrico, paciente apresentava perda auditiva neurossensorial leve à esquerda e moderada à direita, pior nas frequências graves, reflexos estapedianos ausentes, com discriminação de 78% à esquerda e 70% à direita. Emissões otoacústicas presentes bilateralmente, microfonismo coclear e ausência dos potenciais evocados auditivos de tronco encefálico (PEATE). Exames de imagem normais.

O diagnóstico mais provável para esse caso é:

  • A. otosclerose.
  • B. doença de Ménière.
  • C. neurinoma do acústico.
  • D. perda auditiva induzida por ruído.
  • E. desordem do espectro da neuropatia auditiva.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A legislação atual estabelece que a Base Nacional Comum Curricular define o que será ensinado nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Em relação a essa última fase, os conteúdos estão organizados de acordo com as seguintes áreas de conhecimento, exceto:

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, relativos ao número de Rossby.

Quanto mais afastado do equador, maior será o número de Rossby.

Resolva a questão aqui ›


O ataque de inundação (flooding) visa a sobrecarregar o alvo ou a rede do alvo com uma grande quantidade de tráfego que possibilite provocar a negação de serviço (Denial of Service – DoS) de solicitações de usuários legítimos de um sistema. A arquitetura TCP/IP facilita, em parte, esta ação maliciosa. Em particular, a técnica conhecida como inundação SYN visa a explorar o processo de

Resolva a questão aqui ›