Paciente, grávida, 34 anos de idade, na 14a semana de g...

Medicina - Psiquiatria - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência (Pré Requisito: Residência em Psiquiatria)

Paciente, grávida, 34 anos de idade, na 14a semana de gestação, procura um psiquiatra com a queixa principal de tristeza, desânimo e choro fácil, que existe, nas palavras dela, desde que consegue lembrar. A paciente afirma que nunca se sentiu bem. Relata não dormir bem, mas ter um nível de energia razoável para fazer as atividades diárias. Nos últimos anos, o respectivo apetite vem sofrendo oscilações, porém não perdeu peso. Sente-se constantemente desatenta e tem dificuldade em tomar decisões no trabalho como operadora de caixa de supermercado. Percebe que está com a autoestima baixa, embora negue pensamentos de suicídio. Informa que foi hospitalizada há cinco anos por depressão maior e tratada, com sucesso, com um antidepressivo, mas não lembra qual. Relata que se sente deprimida há pelo menos 10 anos, e que o sentimento é constante e estável. Nega sintomas maníacos, psicóticos e abuso de drogas ou álcool. Não apresenta problemas clínicos.

Considerando o caso clínico, julgue os itens a seguir.

A característica essencial desse transtorno (distimia) é um humor depressivo que ocorre na maior parte do dia, na maioria dos dias, por pelo menos dois anos, ou por pelo menos um ano para crianças e adolescentes.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca da geologia estrutural e das causas e efeitos das deformações, julgue os itens que se seguem.

As falhas normais ou de gravidade são associadas principalmente com a tectônica extensional. Importantes na formação e evolução de bacias sedimentares, essas falhas são comuns em regiões com deslizamento de encostas e taludes.

Resolva a questão aqui ›


READ TEXT I AND ANSWER QUESTIONS 16 TO 20:

as much as in "a curse as much as a blessing" signals a:

Resolva a questão aqui ›


Com relação à legislação referente ao regime jurídico de programas de computador, julgue os próximos itens. Constitui ato de ofensa ao direito do titular de um programa de computador a reprodução de um único exemplar de seu software, a partir de uma cópia original adquirida de forma legítima, para que essa cópia sirva de salvaguarda.

Resolva a questão aqui ›