Paciente, 22 anos de idade, chega ao setor de emergência...

Medicina - Psiquiatria - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência (Pré Requisito: Residência em Psiquiatria)

Paciente, 22 anos de idade, chega ao setor de emergência dizendo “acho que estou enlouquecendo”. Afirma que, nos últimos três meses, tem apresentado súbitos episódios de palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar, dor no peito, tontura, sensação de que vai morrer. Relata que o primeiro episódio ocorreu quando estava em casa sem pensar em “nada de relevante”, e que o episódio durou aproximadamente 20 minutos, embora tenha a sensação de ter sido muito mais. Desde então, tem tido episódios semelhantes uma ou duas vezes por dia, todos os dias, tendo, como consequência, uma constante preocupação com o momento em que ocorrerá o próximo ataque. Esteve na emergência do hospital duas vezes nas últimas semanas, convencido de estar sofrendo um infarto, mas os resultados de todos os exames solicitados foram normais. Nega uso de drogas e só usa álcool ocasionalmente.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Os antidepressivos inibidores seletivos da receptação de serotonina são os únicos fármacos de primeira linha, pelas fortes evidências de eficácia e pelo perfil de efeitos colaterais favoráveis, além de serem seguros e eficazes para a maioria das condições comórbidas.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Sobre as hepatites medicamentosas e a hepatotoxicidade da fenitoína (reação idiossincrásica), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. No fígado, a fenitoína é transformada pelo citocromo P450 em metabólitos, incluindo óxidos de areno eletrofílicos, altamente reativos.

II. A lesão hepática manifesta-se, habitualmente, no transcorrer dos dois primeiros meses após o início da terapia com fenitoína.

III. Com exceção de uma grande quantidade de eosinófilos no fígado, os quadros clínico, bioquímico e histológico são semelhantes aos da hepatite viral.

Estão corretas as afirmativas:

Resolva a questão aqui ›


Com relação aos transplantes renal e de pâncreas, julgue os itens a seguir. No transplante renal, a rejeição hiperaguda, tipo mais comum de rejeição precoce e única para a qual existe tratamento efetivo, pode ocorrer a partir do 3.o dia pós-transplante, podendo acontecer a qualquer momento no curso do pós-transplante, sendo mais comum nos três primeiros meses.

Resolva a questão aqui ›


Com relação ao antibiótico metronidazol, é correto afirmar EXCETO que

Resolva a questão aqui ›