Paciente, sexo masculino, 24 anos de idade, procura um p...

#Questão 610485 - Medicina, Psiquiatria, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência (Pré Requisito: Residência em Psiquiatria)

Paciente, sexo masculino, 24 anos de idade, procura um psiquiatra com a queixa de tristeza e falta de vontade de fazer as coisas. Afirma que foi espancado e estuprado há um ano, por dois desconhecidos, no estacionamento de um supermercado. Desde então, “as coisas nunca mais foram as mesmas”. Relata que fica irritado e zangado com a namorada sem razão aparente e que se sente emocionalmente desconectado dela. Tem sono inquieto e apresenta dificuldade de concentração no trabalho como técnico de enfermagem. Tem pesadelos sobre o estupro, nos quais o fato volta a acontecer. O paciente contou a poucas pessoas o que ocorreu e se esforça ao máximo para não pensar no assunto. Evita se aproximar do local onde ocorreu o evento. Nega outras queixas.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A terapia cognitiva-comportamental engloba um vasto grupo de terapias com base nos princípios de aprendizado, processos cognitivos e condicionamento, além da associação livre para acesso ao inconsciente.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis