Paciente é trazido ao psiquiatra pelo filho para avalia?...

Medicina - Psiquiatria - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência (Pré Requisito: Residência em Psiquiatria)

Paciente é trazido ao psiquiatra pelo filho para avaliação diagnóstica. O filho relata que o pai, já há alguns anos, começou a ter “esquecimentos”, que foram piorando com o passar do tempo, chegando ao ponto de não mais reconhecer objetos, como o controle remoto, e já ter tido um episódio em que se perdeu no bairro após terem deixado o portão aberto. Afirma que ultimamente o pai só fica em casa e não consegue mais fazer atividades que costumava fazer antes, como aguar o jardim.

Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos (médicos) a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A suscetibilidade genética ao polimorfismo da apolipoproteína E4 aumenta o risco e reduz a idade do início dessa enfermidade, especialmente em indivíduos homozigóticos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

                      Um auxiliar de manutenção foi requisitado para apoiar o eletricista na substituição do motor elétrico de uma bomba d'água. O motor apresentava forte odor de fiação queimada e dois dos três fusíveis estavam rompidos. Para adaptação do novo motor, um soldador ficou encarregado de efetuar soldagem na base de fixação do motor. Antes de executar o serviço, ele instalou biombos em volta do motor.  

Com base nessa situação, julgue os itens seguintes.

Os fusíveis são dispositivos de proteção do motor.

Resolva a questão aqui ›


O diabetes mellitus tipo 2 é uma síndrome clínica caracterizada por hiperglicemia e cuja morte precoce por eventos cardiovasculares é final comum. Nos últimos vinte anos, vários ensaios clínicos demonstraram, de forma inequívoca, técnicas que reduzem o risco de eventos cardiovasculares em pacientes diabéticos. Esses ensaios formam a base de diretrizes correntes em relação ao manejo dos pacientes diabéticos, especialmente nas áreas de redução da pressão arterial, lipídeos, modulação do sistema renina-angiotensina, terapia antiplaquetária e procedimentos invasivos de revascularização. Quanto à relação entre diabetes mellitus e doença cardiovascular, julgue os itens a seguir.

A microalbuminúria e os marcadores inflamatórios constituem fatores de risco clássicos para doença cardiovascular em pacientes diabéticos.

Resolva a questão aqui ›


Acerca de segurança da informação, julgue os itens que se seguem. Spywares são programas que agem na rede, checando pacotes de dados, na tentativa de encontrar informações confidenciais tais como senhas de acesso e nomes de usuários.

Resolva a questão aqui ›