Questão Q609765
2017 Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF)
Prova: Concurso Secretaria de Estado da Sa?de - DF (SES/DF) 2017 - M?dico Residente ?rea Endoscopia Respirat?ria I - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) do ano 2017 Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) 2017

Paciente do sexo feminino, de 50 anos de idade, chega a c...

Paciente do sexo feminino, de 50 anos de idade, chega a consulta para mostrar exames. É assintomática e tem hipertensão arterial sistêmica controlada. Nega tabagismo. Antecedente de nefrectomia parcial por carcinoma de células claras há três anos. Não foi necessário tratamento adjuvante, apenas seguimento oncológico. A tomografia computadorizada de tórax identificou um nódulo pulmonar em topografia de lobo inferior direto, sólido, com densidade de partes moles. O exame não demonstra outras alterações. As tomografias de crânio e de abdome são normais.

Acerca desse caso hipotético e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

É aceito o uso da metastasectomia por videotoracoscopia, que traz como benefícios ao paciente a menor dor pós-operatória e o retorno mais precoce às atividades diárias.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...