Paciente de 57 anos de idade, do sexo feminino, ex-tabagi...

Paciente de 57 anos de idade, do sexo feminino, ex-tabagista (carga tabágica de 100 anos-maço), com derrame pleural à direta, está em investigação há três meses. Em outro serviço, foi submetida a uma toracocentese diagnóstica, que mostrou tratarse de um exsudato, com predomínio de linfócitos, ADA normal. O procedimento foi repetido nesse serviço, e a biópsia de pleura mostrou pleurite crônica. A paciente apresenta astenia, dor torácica e perda ponderal (de 5 quilos, desde o início do quadro). A tomografia de tórax atual, realizada há uma semana, mostra recidiva do derrame pleural, que se extende até dois terços do hemitórax, além de espessamento pleural circunferencial e de espessamento cissural.

Com base no caso hipotético apresentado e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.

Entre as hipóteses diagnósticas, está o mesotelioma de pleura.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando que o governo federal edita normas e manuais de procedimentos para instruir normativamente as ações de comunicação social, julgue os itens a seguir.

A marca oficial do governo federal deve estar presente em todas as ações de comunicação, e, normalmente, cada gestão institui um conceito próprio e subjetivo, como parte da sua identidade visual.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens seguintes, relativos à certificação de boas práticas de fabricação.

O Manual de Boas Práticas de Fabricação é um documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, o controle da higiene e saúde dos manipuladores e o controle e garantia de qualidade do produto final.

Resolva a questão aqui ›