Em relação à prevenção do diabetes melito e às suas...

Em relação à prevenção do diabetes melito e às suas complicações, é correto afirmar que
  • A. o bom controle metabólico do diabetes previne o surgimento ou retarda a progressão de suas complicações crônicas (como insuficiência renal), exceto as microangiopáticas.
  • B. intervenções no estilo de vida, com ênfase em alimentação saudável e prática regular de atividade física, reduzem a incidência de diabetes tipo 1.
  • C. a frequência do diabetes melito está estabilizada, na maioria dos países, devido às medidas preventivas.
  • D. intervenções no controle da obesidade, da hipertensão arterial, da dislipidemia e do sedentarismo, além de prevenir o surgimento do diabetes tipo 2, também previnem doenças cardiovasculares.
  • E. medidas de combate ao tabagismo auxiliam na prevenção da hipertensão arterial e da doença cardiovascular, mas não no controle do diabetes.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Sobre o princípio da correlação ou congruência entre imputação e julgamento, considere:

I. Pode o juiz dar nova definição jurídica ao fato denunciado, levando em consideração elementos ou circunstâncias do crime não constantes da denúncia, mas demonstrados em instrução probatória, desde que a pena imposta ao novo delito seja inferior àquela cominada à infração penal originariamente imputada.

II. É possível a desclassificação da imputação de furto mediante fraude (CP, art. 155, § 4o, II) para estelionato (CP, art. 171, caput), independentemente de aditamento à denúncia, pois ambos são classificados como crimes patrimoniais e possuem semelhantes elementares típicas.

III. Pode o juiz dar nova definição jurídica ao fato denunciado, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar ao réu pena mais severa.

IV. Desde que não altere a classificação do delito imputado ao réu, pode o juiz considerar elementos ou circunstâncias do crime não contidos explicitamente na denúncia ou queixa, pois ao réu é possível defender-se das elementares do crime previstas em lei.

Está correto o que consta APENAS de:

Resolva a questão aqui ›


Com relação à organização do estado e às funções essenciais à justiça, julgue os itens seguintes.

O advogado-geral da União, chefe da advocacia-geral da União, é cargo de livre nomeação pelo presidente da República, entre brasileiros maiores de trinta e cinco anos, de notável saber jurídico e idoneidade moral.

Resolva a questão aqui ›


O valor que NÃO corresponde a uma seção nominal de condutores rígidos comerciais usados em instalações elétricas residenciais é

Resolva a questão aqui ›